Foi dada a largada para o Rock in Rio 2022!
A Cidade do Rock já está pronta para se tornar o palco dos maiores artistas da atualidade e receber um público de quase 700 mil pessoas, durante os sete dias de evento.
Para entrar no clima de agito, relembrar um pouco da história e conferir as principais curiosidades que rondam o Rock In Rio, preparamos um post especial.
Siga com a leitura e confira!

Rock in Rio: mais do que música, também é história

Realizado desde 1985 e reconhecido como o maior festival de música do planeta, o Rock In Rio, como o próprio nome indica, foi criado no Rio de Janeiro.
Contudo, a sua ascensão meteórica ganhou extensão mundial e, em 2004, o evento passou a (também) ser sediado em Lisboa – Portugal.
Ao longo da história, o Rock In Rio soma 21 edições, sendo oito no Brasil, nove em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos.

Roberto Medina – Idealizador do Rock In Rio

A Cidade do Rock e a história do Rio de janeiro

Muito mais do que a sede do festival, a Cidade do Rock faz parte da história e do desenvolvimento do Rio de Janeiro.
A atual Cidade do Rock é, nada menos que um complexo esportivo, construído para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Ao todo, a capital carioca já teve quatro Cidades do Rock espalhadas por sua extensão, são elas: Vila Olímpica do Rio de Janeiro (1985 e 2001), Maracanã (1991), Parque dos Atletas (2011, 2013 e 2015) e Parque Olímpico do Rio de Janeiro (2017 e 2019).

Rio de Janeiro, Brasil
  1. Ney Matogrosso: o primeiro artista a pisar no palco do Rock In Rio

O primeiro músico a se apresentar no Rock In Rio foi o brilhante Ney Matogrosso, que, no dia 11 de janeiro de 1985, iniciou seu show cantando: “Desperta, América do Sul” em meio a uma multidão de 140 mil pessoas.

Ney Matogrosso

Contrato para não comer morcegos

Os fãs de Ozzy Osbourne sabem que o ex-vocalista do Black Sabbath tem uma história bem controversa com morcegos, mas, tudo indica que Roberto Medina não concorda com seus hábitos exóticos.
Isso porque, para se apresentar no Rock In Rio em 1985, Ozzy precisou assinar um contrato que o proibia de devorar morcegos no palco.

Ozzy Osbourne

O primeiro Rock in Rio superou, em público, 5 vezes o tamanho do Woodstock
A primeira edição do Rock In Rio, realizada em 1985, contou com público equivalente a 5 festivais de Woodstock. Foram 1,3 milhões de pessoas, distribuídas em 10 dias de shows.

 A palavra “metaleiro” surgiu no Rock In Rio
Muito utilizada para descrever os fãs de metal, pouca gente sabe que a palavra “metaleiro” surgiu em uma edição do Rock in Rio, quando uma repórter da Rede Globo, que fazia a cobertura do festival, criou o termo para se referir aos adeptos do heavy metal, que lotavam o local do evento.

Edição de 2022
O Rock In Rio 2022 começa hoje (02/09) e vai até o dia 11 de setembro. Com programação para todos os gostos e cinco palcos em cada dia,  as atrações vão desde artistas pop como Justin Bieber, Dua Lippa, Demi Lovato, até clássicos do rock como Iron Maiden, Guns n’ Roses, Green Day e Coldplay.

E você, já foi ou pretende ir em alguma edição? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Élie, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!