É claro que uma peça tão presente, funcional e característica do universo masculino, deve ter a sua cronologia devidamente apresentada. Pensando nisso, nós, da equipe do Blog da Élie, preparamos este artigo especial, para você viajar no tempo e ficar por dentro da história dos relógios.

Siga com a leitura e confira!


Acompanhe a cronologia dos relógios

Tido como o acessório mais famoso de todos os tempos, estudos apontam que o primeiro relógio surgiu ainda em 3.000 a.C, em formato de bastão, fincado no solo, para possibilitar a medição do tempo por meio da marca do sol.

Poucos anos depois, na China, foi criada a primeira clepsidra, o relógio hidráulico que antecedeu a ampulheta.
Já os primeiros relógios domésticos surgiram apenas no século XIV. 
Em 1600, na Suíça, chegaram os relógios portáteis, que mudaram a história das peças, se consagraram e ganharam as mais variadas formas ao redor do mundo.

Santos Dummont – Cartier

Aqui uma curiosidade: se hoje você usa um relógio no pulso, agradeça à Santos Dumont. Afinal, foi o pai da aviação quem encomendou o primeiro relógio de pulso masculino, na época época em que o acessório era utilizado predominantemente pelo público feminino. Depois disso, outros homens passaram a apostar nos acessórios, fazendo deles verdadeiros símbolos de elegância.

Atualmente, os relógios, além de muito funcionais, são itens Fashion comercializados em variadas propostas e designs diferenciados, que transitam desde os mais esportivos até os mais sofisticados, passando pelos tecnológicos Smartwatches, que colaboram para uma rotina mais saudável e proporcionam mais segurança e interatividade aos usuários.

Relógio Rolex Oyster


Certamente, um mesmo relógio não pode ser utilizado em todas as situações. Uma peça mais descolada e casual, por exemplo, não deve ser incluída em um outfit formal, como um jantar de negócios, um casamento ou uma formatura. Por isso, é indicado que os amantes de relógio tenham sempre mais de um, para personalizar o visual de acordo com o que pede a ocasião.

Mas, a verdade é que, sem a marca Rolex, os relógios não ganhariam tamanha expressividade cultural nos quatro cantos do mundo. A empresa, pioneira no desenvolvimento de relógios de pulso, foi responsável, não apenas por diversas inovações de grande importância, mas também por consolidar as peças como objetos de desejo.

marca Rolex

O melhor relógio do mundo
Provavelmente, quando você leu esse título, já sabia que aqui falaríamos dos relógios Rolex, essa é uma prova do quanto a marca é presente no imaginário masculino e segue materializando atributos de luxo e resistência.

Originada na Suíça, a empresa foi fundada por Hans Wilsdorf, um visionário que criou o primeiro relógio de pulso impermeável do mundo, desenvolvido a partir da tecnologia  “oyster”, que permitia que os acessórios se fechassem como uma ostra e ficassem intactos embaixo d’água.

Inclusive, as peças eram exibidas nas vitrines mergulhadas em um aquário de peixes, para comprovar a sua impermeabilidade, causar impacto e despertar desejo.

Considerado o relógio mais confiável do mundo, um Rolex é capaz de resistir a condições extremas sem perder o seu visual, superiormente refinado.
Devido ao tamanho sucesso e notoriedade conquistada, a marca estabeleceu uma parceria global com a Fórmula 1®, a competição de maior prestígio do automobilismo, e desde 1978, é apoiadora do Torneio de Tênis de Wimbledon.

Para viajar no tempo: você conhece a história dos relógios?
The Rolex Oyster Perpetual

Enfim, gostou de ficar por dentro da cronologia dessa peça atemporal, que atravessa séculos e completa os mais variados tipos de looks casuais, urbanos e sociais?

Se este artigo foi interessante para você, deixe seu feedback nos comentários e conte para nós qual sua marca de relógios favorita!

No mais, continue de olho no blog, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!