Vamos relembrar os conjuntos na ativa e que estão entre a MPB e o Rock

No Brasil são muitas as histórias de grupos musicais que começaram com a Jovem Guarda e o Tropicalismo. Nos anos 1980 temos a explosão de bandas por todos os cantos do país e a inesquecível 1ª edição do festival Rock in Rio em 1984, assunto que vamos falar em breve no blog Élie.

Para conhecer essa fase da cultura musical brasileira, a Élie montou sua playlist com bandas que passaram por várias formações e estão na ativa até hoje:

+ Os Paralamas do Sucesso surgiram em 1982 com uma mistura inédita de rock com reggae e logo depois incorporaram instrumentos de sopro e ritmos latinos. “Vital e sua Moto”, “Lanterna dos Afogados”, “Meu Erro” e “Ela Disse Adeus” são canções eternas.

+ Ira! aparece em 1981 em São Paulo, o grupo tem alguns dos maiores clássicos da história do rock nacional, como “Núcleo Base”, “Mudança de Comportamento”, “Tolices”, “Envelheço na Cidade”, “Dias de Luta”, “Tarde Vazia”, “O Girassol”, “Eu Quero Sempre Mais” e “Flores em Você”.

+ Titãs nasceu também em 1982 e embora originalmente tocassem pop rock alternativo, o grupo também já utilizou diversos outros gêneros ao longo de quase 40 anos de carreira, como new wave, punk rock, grunge, MPB e música eletrônica. “Marvin”, “Sonífera ilha”, “Flores”, “Homem Primata” estão entre seus sucessos.

+ Legião Urbana foi criada em Brasília por Renato Russo e Marcelo Bonfá. O grupo também contou com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha em sua formação mais conhecida. Seus sucessos, “Tempo Perdido”, “Geração Coca-Cola”, “Ainda é Cedo” “Faroeste Caboclo” e “Eduardo e Mônica” são cantados pelo público até hoje.

+ Barão Vermelho é considerada uma das bandas mais influentes do rock nacional e responsável por popularizar o gênero na década de 1980. Músicas como “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, “Down em Mim”, “Porque a gente é assim?” “Bete Balanço” e “Maior Abandonado” são hinos da nação roqueira.

O interessante das bandas brasileiras é que suas histórias se tornaram sucessos do cinema, como o “Porque a gente é assim” que conta a história do grupo Barão Vermelho, centrada na vida do vocalista Cazuza. E as músicas do Legião Urbana, “Faroeste Caboclo” e “Eduardo e Mônica” estão entre os filmes celebrados pelo público brasileiro.

Com essa trilha sonora roqueira, qualquer festa está garantida e encontre motivos para deixar a inspiração contagiar você! Pule, agite e curta o som rebelde e cheio de misturas de ritmos e vozes que todo o brasileiro conhece e sabe cantar.