Apaixonados por uma boa bebida e apreciadores de uma saborosa comida de boteco como acompanhamento, os brasileiros são reconhecidos nos quatro cantos do mundo como o povo que mais sabe beber e comer.

Prova desse delicioso cenário gastronômico são os diversos festivais de comida de boteco que existem no país. Você já esteve em algum? Qual foi o seu prato preferido? Lembra a receita e já testou em casa?

Dessa vez, a pauta escolhida para rechear esse conteúdo com muita informação de qualidade e dar “água na boca” é essa: comidas de boteco.

Ficou curioso (a) e deseja descobrir quais as opções que você não pode deixar de experimentar quando visitar os mais frequentados bares brasileiros? Então, continue a leitura, anote todos e delicie-se quando estiver próximo do local:

Na capital paulista

                Só mesmo um prato muito saboroso para vencer três festivais, concorda? Pois é isso mesmo que os apaixonados por uma boa gastronomia de boteco encontram na cidade paulista!

Para quem acredita que tudo o que vem do céu, vem da melhor forma, essa receita tem o nome certo.

Tricampeão, o petisco servido no famoso Bar do Jão, em São Paulo, e nomeado por Receita do Céu deixa os consumidores sempre querendo mais um pouco mais do pernil marinado na cerveja, que junto ao purê de mandioca, requeijão, parmesão, creme de pimenta e a farofa de castanha do Pará, recheia o pão pitta e causa uma sensação indescritível em cada mordida.

Em Belém

                Pato no tucupi é um dos pratos mais conhecidos e pedidos na grande Belém e talvez você já até saiba disso. Mas consegue imaginar o sabor presente em um croquete, que, além do pato no tucupi, tem como recheio creme de pupunha e molhos especiais?

Já comeu pato no tucupi? Essa pode ser a melhor opção para conhecer esse sabor!

             Dá vontade de sair correndo até o movimentado ponto de encontro de Ananindeua, o Paladar Gi, só para experimentar não dá?

Na capital mineira

               Dizem que o povo mineiro é o que come melhor, não é mesmo? E para comprovar que a mineirada também entende de comida vegana, o prato chamado “vegano di buteco” faz sucesso quando está inscrito em um festival e também quando é escolhido por algum cliente no cardápio no Tanganica Art Bar.

Comprovando o incrível jeitinho mineiro de cozinhar, essa alternativa vegana é capaz de conquistar até mesmo os apaixonados por carne.

                Então, se você não abre mão das refeições veganas ou deseja experimentar pela primeira vez, vale a pena pedir esses empanados de berinjela deliciosamente recheados com shitake, funghi e servidos com pururuca e molho madeira! Hmmmm…

Em Campinas

Se a imagem do prato já é bonita, imagine o petisco ao vivo, a cores e cheio de sabores…

Se estiver ou então morar na cidade de Campinas e ainda não conhecer o petisco conhecido como “barriga coalhada”, siga nossa dica e organize sua agenda para ir até o Bar do Léo deliciar-se com a sensacional barriga de porco acompanhada com coalhada e purê de inhame.

          Em Curitiba

                Comida boa é o que não falta na agradável e evoluída cidade de Curitiba. Já observou como existem alternativas para todos os gostos nos cardápios espalhados pelos restaurantes e bares locais?

Sofisticado até no nome, o ninho de ossobuco é a melhor opção para quem ama uma boa refeição e está em Curibita.

           Entre os mais pedidos e eleitos como preferidos dos consumidores, o “Ninho de Ossobuco” ocupa uma das primeiras posições e desenha um cenário onde o cliente sempre pede bis do purê de batata gratinado e recheado com cubos de ossobuco, ameixa preta com bacon, linguiça calabresa recheada com provolone e, como se já não fosse o suficiente, um delicioso molho especial!

               Na chamada Ilha da Magia

Dizem que Floripa é uma região mágica e a mais bonita do país, então, que tal experimentar esse bolinho de risoto e certificar se a mágica acontece também no paladar?

         Consegue imaginar a explosão de sabor que existem em um bolinho de risoto recheado com siri e catupiry? Pois os responsáveis pelo Sufoco’s bar, localizado na linda e turística cidade de Florianópolis, sim! Passe por lá quando estiver na Ilha da Magia e comprove!

                Em Fortaleza

                Além dos mais belos pontos turísticos e das mais exuberantes paisagens, Fortaleza também abriga opções gastronômicas para ninguém colocar defeito!

Queijo, camarão, presunto e batata: não tem como dar errado, não é mesmo?

Um exemplo desse rico cenário de ingredientes e sabores é o petisco servido no 100 Petisco: rocambole de camarão, queijo, presunto e batata. Quer mais o que depois dessa junção? Só mesmo sentar em um local tranquilo, convidar os amigos e degustar esse lado tão bom que a vida oferece: o paladar.

                Em Juíz de Fora

                Sabe aquela velha e boa feijoada, que já não é mais um prato preparado somente nos dias frios e sim servido sempre que a vontade surge? Então, em Juiz de Fora, uma receita um tanto quanto ousada surgiu e conquistou até mesmo os paladares mais críticos e exigentes: bolinho de feijoada!

Feijoada: o prato principal, virou comida de boteco e agora todos querem o bolinho de feijoada!

            Parece estranho imaginar? Pois saiba que, ainda que pareça estranho e uma combinação arriscada, quando acompanhado de fartas tiras de bacon e do criativo molho agridoce de laranja e vinagrete picante, esse prato cria um sabor singular e fica até mesmo difícil de explicar…       

                Em Manaus

Não há como lembrar de Manaus sem falar de acarajé, concorda?

          Entre as árvores e vegetações amazônicas, a culinária também ganha destaque na cidade de Manaus, sabia? Já popular na região e vencedor de um importante festival de comida de buteco, o chamafdo “acarajé amazônico” é feito de massa de tambaqui e camarões frescos… deu água na boca só de ler essa receita? Em nós também!

                Em Poços de Caldas

                Uma das opções mais escolhidas no cardápio do frequentado Bar do David, na cidade de Poços de Caldas, é a saborosa costela de porco refogada com purê de mandioca.

Esse petisco é apetitoso até visualmente, não é?

             Ainda que pareça simples, essa receita surpreende todos os clientes e até mesmo os avaliadores dos mais concorridos festivais de comidas de boteco realizados no país, prova disso é que essa refeição já foi indicada até mesmo para grandes concursos.

                Em Porto Alegre

                Se você faz parte do grupo que é assumidamente louco por peixe e bacalhau, precisa conhecer esse prato servido em Porto Alegre!

O nome desse prato é atrevido, mas, cá entre nós, atrevido mesmo é que não experimentar essa delícia.

             O petisco nomeado de “atrevido” faz realmente jus ao nome, pois unir bacalhau, creme de queijos, azeitonas pretas, amêndoas, pimenta biquinho e geléia de damasco, é mesmo um atrevimento, não é mesmo?

             

Em Ribeirão Preto

               A cidade de Ribeiro Preto, que fica bem aqui pertinho do nosso endereço atual e é conhecida pelas altas temperaturas registradas em seus termômetros, possui um boteco que oferece aos seus clientes tudo o que há de melhor e mais avançado na produção de linguiças artesanais.

Seja você morador ou visitante da cidade de Ribeirão Preto, o que não pode faltar entre suas tarefas é ir até o Linguiceiro Bar e saborear o porco shot.

                Portanto, se você é fã dos alimentos produzidos nesse sistema, vale a pena ir até o Linguiceiro Bar e pedir o chamado “porco shot”, que nada mais é que batatas palitos enroladas no bacon, recheadas com paleta de porco após serem preparadas com um incrível molho secreto, cream cheese e geléia de abacaxi picante.

               Na capital carioca

                A cidade que mais aparece nos cartões postais brasileiros e até hoje é inspirações para as mais belas canções também aparece na lista dos locais que servem os melhores petiscos.

Essa imagem pode ou não ser inserida em um dos cartões postais da cidade maravilhosa?

                O prato que possibilitou esse cenário é chamado de rabada na lata e traz essa suculenta opção de carne feita com polenta frita, aioli de agrião e bacon defumado na mesma porção: é ou não de, como diz a velha expressão popular, “comer rezando”?

              

Na terra do Carnaval

                Como todo mundo sabe, Salvador não é palco de felicidade, amor e diversão somente nos dias de Carnaval! A capital baiana é conhecida vai além dos elogios relacionados aos ritmos musicais e empolgação do seu povo e, assim como o restante do estado, deixa marcas devido ao tempero baiano.

O tempero baiano é sensacional e todo mundo precisa experimentar ao menos uma vez na vida, concorda?

              Quando o desafio é indicar o melhor petisco do município, segundo os críticos gastrônomos, fácil não é, pois a lista é grande! No entanto, um chama atenção e conquista com facilidade os paladares: o Jabá do Japa, que é preparado como uma espécie de sushi com toques especiais baianos, ou seja, carne seca, jabá, purê de aipim, harumaki, crispy de couve, cream cheese e bacon.

                Em Uberlândia

                Se vencer o concurso de melhor comida de boteco uma vez já é bom, imagine seis vezes! É realmente a comprovação de que a qualidade e o sabor agradam o público, não é mesmo?

Mussa petisqueira é o nome do local que serve a comida de boteco campeã de um dos mais importantes festivais.

                Essa situação aconteceu na cidade de Uberlândia, no local chamado Mussa petisqueira, que prepara carinhosamente uma porção de lombo de porco recheado com queijo minas e acompanhado com uma mandioca frita sequinha e molho de açúcar mascavo.

                Ufa! A lista de melhores comidas de boteco pesquisada por nós, do Mundo Élie, finalmente chegou ao fim, porém, a vontade de experimentar cada um desses petiscos apenas começou!

                Se você mora em uma das cidades citadas, encontre um espaço na agenda, escolha o seu melhor look, combine com o calçado e acessório Élie que mais combina com a ocasião, convide os seus amigos, familiares e/ou a pessoa amada e vá saborear o petisco campeão local!

                Mas, caso seja possível ir até esses locais apenas durante a sua próxima viagem, não se preocupe, pois ainda encontrará o petisco com o mesmo sabor e igualmente delicioso.

Que tal aventurar-se em um tour gastronômico de comidas de boteco? O que não falta no país são opções capazes de deixar todos os consumidores de boca aberta e há quem diga que “a boca foi feita para comer”, então, que tal obedecer?