Qual e peça mais descolada e curinga do guarda roupa masculino? Jeans? Camisa branca? Bom, se você pensou “jaqueta de couro”, mas não pronunciou com medo de estar equivocado, saiba que sua resposta está correta. Afinal, esse item atemporal, além de transbordar atitude e personalidade, é a opção perfeita para todos os estilos e gostos.

                Mas, além da infinita cartela de cores e dos mais variados modelos de jaquetas de couro disponíveis no mercado da moda, o que mais você sabe sobre essa peça? Conhecer um pouco mais sobre a história dessa vestimenta, que, há alguns anos, era usada somente pelos homens a fim de manter a temperatura corporal nos dias mais frios, com certeza, te deixará encantado.

O que você sabe sobre a peça queridinha de todas as estações?

                Por isso, pare tudo o que estiver fazendo, esqueça aqueles conhecimentos básicos que limitam o seu saber e preste o máximo de atenção nas próximas linhas desse texto. Afinal, em qualquer que seja a região, a velha e boa jaqueta de couro é o pedido certeiro para qualquer estação!

Qual a origem da jaqueta de couro?

                Sabe toda essa popularidade que existe hoje sobre o uso dessa peça? Nem nos mais belos sonhos ela existia antigamente!

                De acordo com pesquisadores e especialistas de moda, a primeira versão dessa poderosa vestimenta surgiu ainda no auge da Primeira Guerra Mundial e foi logo aceita pelos aviadores e membros militares da época.

                O motivo da fácil aceitação deve-se ao fato do couro ser o material mais funcional e indicado para proteger contra o clima frio e as altas altitudes de algumas regiões europeias. No início, as jaquetas de couro eram chamadas de “bombers” e ainda que o nome seja diferente do que conhecemos, garantir o máximo de conforto e durabilidade foram objetivos inseridos nos primeiros modelos e seguiram até os dias de hoje.


No início, as jaquetas de couro eram chamadas de “bombers” e utilizadas somente por homens durante a Guerra.

E quando o uso deixou de ser restrito aos militares e demais participantes da guerra?

                Bastou propagar os benefícios proporcionados pelas jaquetas de couro para que o mundo todo passasse a almejar um exemplar para chamar de seu. Longe do padrão exclusivo militar, a peça foi aprimorada dia após dia e como em um piscar de olhos, várias empresas capazes de fabricá-las foram surgindo, cenário que abriu as portas para que pessoas famosos também aderissem à moda.

                Por volta do século 20 e dos anos 40 e 50, Jimmy Stewart, Gary Cooper, Harrison Ford e outras estrelas de Hollywood foram vistas inúmeras vezes com uma jaqueta de couro, tanto que são os primeiros nomes lembrados quando o assunto são essas peças queridinhas e versáteis.

Como surgiram as variações dos modelos?

                Dizem que tudo o que é bom, ainda pode ser melhorado. Concorda? Bom, seja qual for a sua resposta, quando o assunto é o desenho de uma jaqueta de couro, não há como duvidar ou questionar dessa afirmação.

                Afinal, após alguns anos, as chamadas “Jaquetas Perfecto” ganharam a preferência dos homens de bom gosto, que não abriram mão de garantir o seu modelo composto por bolsos de couro e zíperes de metal, por exemplo.

                Lembra aquele modelo utilizado por Marlon Brando no filme que mais fez sucesso no ano de 1953, “O Selvagem”? Então! É esse o modelo descrito acima e o pioneiro quanto a influência que um astro possui em seus fãs e seguidores.

                Vale ressaltar que, após todo o poder influenciador que o Brando demonstrou, outros astros também funcionaram como um “manequim vivo” para as atualizações de formatos das jaquetas de couro, como Arnold Schwarzenegger ao utilizar a versão ¾ no filme Matrix e Brad Pitt, no enredo do longa Clube da Luta.

Ao protagonizar essa peça no filme O Selvagem, o ator propagou a onda das jaquetas de couro e todo mundo quis um modelo para chamar de seu.

Esse item realmente garante estilo aos homens?

Com certeza! E não só aos homens, motoqueiros e/ou amantes do rock in roll, acredite.  Afinal, é fundamental enfatizarmos que essa peça deixou de ser exclusiva do closet masculino há muitos anos e a significativa demanda feminina que possui.

                Sendo assim, uma conclusão é unânime: a concretização de estilo e personalidade desencadeada logo ao optar pelo uso de uma bela jaqueta de couro. Perfeito, simples e fácil, não é mesmo?

                E o melhor você ainda não sabe! Mas, acalme-se que já vamos te contar: há uma série de combinações incríveis para deixar o seu look ainda mais descolado! Para isso, basta escolher um produto Élie e incrementar ainda mais o seu visual!

Não há como negar: investir em um calçado Élie é a melhor alternativa para embelezar e destacar ainda mais sua jaqueta de couro.

                Uma boa opção é conhecer nossa coleção de botas e coturnos e identificar aquela (ou aquelas) que mais combine com você – quer descobrir um segredo de estilo? Nossa Ankle Boot Kobani preta, a Al Qamishli e o Coturno Homs são três alternativas infalíveis, pode apostar sem medo de errar!

E então, agora que já finalizou a leitura e encontrou o calçado Élie ideal para combinar com sua jaqueta de couro preferida, que tal reunir os amigos e familiares mais queridos e colocar o papo em dia? Aproveite os últimos dias desse ano para reaproximar de quem você ama e, claro, mostrar que de moda, beleza e estilo, você entende como ninguém!