Qual a sua relação com bom e velho terno? Faz parte do grupo de profissionais que alinham o look aos compromissos e competências, como os advogados e executivos? Ou faz parte daqueles que pensam “nunca vou precisar usar um desse” e, quando são pegos de surpresa, correm para a loja mais próxima a fim de encontrar o terno certo?

Na verdade, sua permanência em um desses grupos, de fato, só vai alterar o quanto você sabe sobre essa peça indispensável no closet masculino. Porém, ainda que não seja a peça mais habitual de alguns homens, é fato que, ao menos uma vez na vida, o questionamento “como escolher o terno ideal para a ocasião?”, será o protagonista dos pensamentos do convidado para um evento mais formal.

E foi justamente pensando nas suas possíveis dúvidas que nós, do Mundo Élie, mergulhamos no universo masculino e traçamos dicas infalíveis para que elegância, bom gosto e estilo caminhem lado a lado todas as vezes que for necessário utilizar um terno. Quer saber como acertar e colecionar elogios? Então, continue a leitura até o final, descubra qual o terno certo para cada ocasião e torne-se um mestre da moda:

Entre todas as opções de ternos possíveis, qual a correta para cada ocasião? Descubra abaixo:

Quando usar terno claro

Imagine a cena: um casamento agendado para o horário do pôr do sol, na praia mais famosa entre as tantas cariocas, no mês de janeiro, o termômetro exibindo a temperatura de 35 graus e você vestindo um terno preto.

Percebe como nem na imaginação esse contraste funciona bem? Pois é, se a ocasião que exige um terno estiver agendada para épocas do ano em que o calor torna-se quase insuportável, fugir dos tecidos escuros e investir nas cores claras (que esquentam menos!) é a regra de ouro.

E a boa notícia é que, principalmente durante a primavera e o verão, estações conhecidas pelas altas temperaturas, as coleções de ternos claros e confeccionados com tecidos leves oferecem modelos para todos os gostos! Bege e cinza são tonalidades bacanas para o exemplo citado acima e, na maioria das vezes, são encontradas alternativas mescladas também, o que pode agradar ainda mais.

Quando usar terno escuro

Não há um homem que não fique elegante com um belo terno preto ou azul marinho, concorda? Se sim, saiba que embora a beleza e o bom gosto das peças nessas tonalidades realcem o usuário, quando utilizado no momento errado, o look pode ser considerado grosseiro e incorreto – como no exemplo do casamento na praia citado acima.

Entretanto, se o convite exibe o horário noturno e a temperatura não pede tecidos mais leves, vale a pena escolher um modelo que fomente a masculinidade e sobriedade.

Mas, já que os escuros são os mais procurados nessas situações, caso você queira “fugir do mesmo” e garantir destaque com sua produção, saiba que essas cores aceitam qualquer tonalidade de camisa social, então, por que não ousar e escolher uma cor mais verão, como o verde ou rosa?

Quando usar terno cinza

Assim como no tradicional jogo de cartas, a peça curinga também está presente entre os modelos de ternos: o cinza.

Opção perfeita para compromissos diurnos e noturno, o terno cinza, segundo os especialistas em moda, é considerado neutro e, por isso, pode ser o ideal para quem não o utilize com frequência.

Esse queridinho multifuncional facilita o look masculino inexplicavelmente, afinal, não possui restrições quanto aos calçados, cintos e outros acessórios também.

Quando usar terno risca de giz

Se há um modelo capaz de ultrapassar todos os quesitos e exigências de sofisticação é esse: o terno risca de giz, em outras palavras, aquele modelo que exibe listras finas na vertical.

Além da beleza, do charme e da possibilidade de alongar a silhueta masculina que esse modelo carrega, o terno risca de giz é presença marcante por onde passa. Então, se a ocasião ou a companhia for muito especial e sua intenção for ressaltar seu lado mais fino, não tenha dúvidas de qual modelo escolher.

Mas não esqueça: esse tipo de terno só cabe com gravatas lisas – deixe as suas gravatas estampadas para outra ocasião e outra produção, ok?

E após escolher o terno certo é preciso atentar-se aos acessórios para que a produção não perca a harmonia.

Viu só como o primeiro passo para escolher o terno certo é identificar o tipo de ocasião e o seu horário? Aliado ao modelo correto, você receberá tantos elogios que temos certeza que vai desejar vestir um belo terno outras vezes. E ah! Espere aí! Quer conhecer mais uma peça masculina capaz de te encantar logo na primeira vez de uso? Clique aqui e saiba tudo sobre as famosas calças chino.