Caro amigo, cliente e leitor, parabéns!
Não sabe o motivo dessa felicitação logo no início do texto? Está surpreso?
Calma! Aí vai a explicação: no Brasil, hoje é comemorado o Dia do Homem, ou seja, hoje é o seu dia.
Pode ser que há muito tempo você não dedique algumas horas, minutos ou até mesmo, segundos, exclusivamente para você, afinal, com tantos compromissos pessoais e profissionais anotados na agenda, as 24 horas do dia parecem insuficientes e sabemos que, assim, por muitas vezes, fica fácil esquecer de agradecer e comemorar a própria vida, não é mesmo?
Mas, felizes por ter a sua amizade, preferência e companhia e, dispostos a celebrar essa data, nós, do Mundo Élie, resolvemos escrever essa cartinha moderna para você – moderna porque, na teoria, carta deve ser escrita com caneta em uma folha de papel, no entanto, ainda que as palavras sejam digitalizadas e o meio de transmissão da mensagem seja uma tela de computador ou celular, nossa intenção é a mesma: mostrar que você tem motivos (até de sobra!) para comemorar o dia de hoje.
Então, vamos lá… Primeiro, queremos propor um questionamento: para você, o que significa a velha e conhecida expressão “ser homem de verdade”?
Pense por alguns instantes…
Agora, aqueça sua memória e tente recordar alguns fatos marcantes em sua trajetória: lembra quando caiu de bicicleta e ralou todo o joelho? Na ocasião, você tinha apenas cinco anos, mas com bravura, enfrentou a dor e o sangue e deixou sua mãe medicar o local.
Outro exemplo de quando venceu o medo foi quando, aos sete anos, quebrou o braço ao cair daquela árvore alta, tão alta que até os médicos ficaram surpresos diante da sua coragem e questionaram como conseguiu subir no último galho.
Lembrou desses momentos? Parecia que era o fim do mundo, não era?
No entanto, ainda criança, você provou que heróis não precisam de capa ou superpoderes e, conforme os anos passaram e as cicatrizes aumentaram, outras características indispensáveis para ser um homem de verdade, ganharam vida em seu ser.
E então, quando sua mãe decidiu ter outro filho e dividir as tarefas de casa, você tomou frente e, enquanto ela o amamentava, limpou a cozinha e o banheiro. Naquele dia, ainda que sua mãe estivesse exausta para balbuciar palavras, seu sorriso de agradecimento representou toda a gratidão que o coração transbordou ao presenciar sua atitude, digna de um homem de verdade.
Ai, entre as partidas de futebol e as tardes no clube de férias, a adolescência “deu as caras” e trouxe a fase das paqueras. Mas, caramba! Parece até que da noite para o dia os desenhos saíram de cena e as preocupações masculinas tomaram conta, não foi? “Meu rosto está cheio de espinhas”, “Estou muito magro, preciso ficar forte!”, “Será que ela vai aceitar sair comigo?”, eram perguntas frequentes em sua mente, sabemos disso.
Entretanto, após alguns segundos em frente ao espelho quando secou as lágrimas e analisou atentamente os seus traços e estilo, decidiu não mais seguir os padrões estereotipados e impostos pela sociedade, reconhecer suas qualidades e não ter vergonha do que parecia ser um defeito. Foi nesse dia que a auto estima chegou e ficou! Voce nunca mais se importou com aquela barriguinha extra, o tamanho do nariz e a cor do cabelo.
Quanta maturidade com tão pouca idade! Isso, só um homem de verdade é capaz de fazer, sabia?
E, como o seu pai sempre dizia, com tantas virtudes, difícil mesmo era uma mulher não se apaixonar por você. Carregar a bolsa de viagem, abrir a porta do carro, fazer massagem e elogiar a roupa, são meros clichês. Seu diferencial sempre foi o respeito ao próximo, o saber se colocar no lugar do outro, o comprometimento em ser sempre o melhor no que faz e o desejo de construir uma sociedade com os mesmos direitos e deveres para todos – características fundamentais para ser um homem de verdade, independente da orientação sexual.
Segundo sua primeira namorada, não existe mais ninguém como você. Dizem por aí, que os olhos dela ainda brilham quando fala sobre o que viveram, isso comprova o término amigável que teve com todas as mulheres com as quais se relacionou, atitude que somente um homem de verdade pode ter.
O caminho pareceu incerto e os passos enfraquecerem quando chegou a hora de dizer adeus para algumas pessoas essenciais em sua jornada. Porém, encontrou um lugar secreto para a saudade e passou a lembrar com ternura daqueles que partiram. Compreender a morte, sorrir ao lembrar dos falecidos e reaprender o caminho, são etapas cruciais para um homem de verdade.
Para alguns, os anos de faculdade são sinônimos de festa, bagunça e paixões rápidas, mas ao ingressar no tão sonhado curso, seu objetivo foi um só: viver.
Sem muitas expectativas, chegou naquela cidade ainda desconhecida, deu entrada na república, adentrou a sala de aula, dividiu o quarto com homens bem diferentes de você, chorou, aprendeu aquela matéria que parecia impossível, enfrentou dificuldades financeiras, sorriu, arrumou um emprego que não gostava só para pagar as contas, organizou as festas e tudo mais que teve direito… viveu!
E após os anos ditados pelo curso, recebeu o diploma de conclusão – conquista que só quem é homem de verdade consegue, assim como aquele que, embora sem uma graduação específica, trabalha dia após dia para proporcionar o melhor para sua família. Acreditar que o trabalho dignifica o homem é pensamento de um homem de verdade!
E quando chegou o momento de enfrentar o mercado de trabalho? Não se amedrontou. Ciente daquele velho ditado que sua avó sempre disse “o sol nasce para todos”, vibrou com a vitória de cada concorrente e, pacientemente, aguardou o seu tal “momento certo”. Não invejar os outros e ficar feliz com as suas promoções é, sem dúvidas, um dos principais pontos de um homem de verdade.
Ao contrário de tantos outros por aí, não fugiu da responsabilidade quando descobriu que seria pai. Os olhos lacrimejaram de felicidade ao receber a notícia, o coração parecia mesmo que sairia pela boca e a visão que tinha dos seus pais, foi alterada naquele instante em que segurou o seu filho nos braços pela primeira vez.
Assumir o papel de pai, sem abandonar o de filho, não é a missão mais fácil desse mundo, mas, ainda assim, você, surpreendeu todos ao seu redor com a excelente interpretação para ambos.
Hoje, não mais com a juventude de alguns anos, apresentar problemas de saúde é raro para você, cenário que só é possível para quem cuidou do seu corpo e alimentação. E quem mais faria isso se não um homem de verdade?
Viu só como a definição do “homem de verdade” vai muito além do que você imaginava? Seja qual for a sua idade ou fase da vida, nosso desejo hoje é evidenciar que o seu nome é sim a tradução daquela expressão citada acima.
Você é um homem de verdade. Temos orgulho de viver no mesmo mundo que você. Queremos que mais pessoas se espelhem em suas atitudes para que a diferença possa realmente acontecer.
Parabéns! Feliz Dia do Homem! Feliz seu dia!
Por último, para encerrar essa simples, mas carinhosa cartinha, temos um pedido para você: comemore de uma forma especial essa data e transmita essa mensagem aos homens fundamentais em sua vida!
Vale convidar os filhos, pais, tios ou amigos para um jantar em sua casa e escolher um dos produtos Élie para presentear os homens mais importante da sua vida ou, até mesmo, se auto presentear, que tal?
Viva ao máximo o dia de hoje e todos os outros, mas nunca perca a sua essência, pois é exatamente ela que te faz permanecer entre os chamados “homens de verdade”.
Um abraço.
Equipe Élie
Robenildo Lima
15 de julho de 2019 — 18:30
Parabéns ao mundo Éllie pela linda e emocionante carta…atitude de homem de verdade…
Mundo Élie
17 de julho de 2019 — 14:39
Olá Robenildo,
Ficamos felizes que tenha gostado da homenagem ao seu dia, realmente o dia do Homem merece ser lembrado.
Vocês são nossa inspiração no site! Grande abraço.