Muito mais que um autêntico e expressivo gênero musical, para os fãs e artistas apaixonados pelo Rock n’ Roll, suas músicas não ocupam apenas toda a playlist, mas sim determinam ações, comportamentos e pensamentos. Diante de tamanha influência, celebrar o intuito do rock e todas as suas conquistas é mais que válido, concorda?

            No Brasil, o som “deu as caras” ainda no final da década de 1950 e conquistou o coração da população com o passar dos anos. Já nos palcos nacionais, artistas renomados construíram suas carreiras de acordo com as notas e tons ditados pelo rock n’ roll, como o pioneiro Sérgio Murilo, a inusitada banda Blitz, o romântico Roberto Carlos, o criativo Raul Seixas, a banda moderna Legião Urbana, o inesquecível Charlie Brown Jr e a referência Pitty.


A ideia de fixar essa data foi do cantor e baterista, Phil Collins, após o inesquecível show simultâneo Live Aid.

Com tantos nomes de respeito e um vasto repertório nacional, há mais de 20 anos, o dia 13 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Rock no país. A data foi estipulada após uma campanha promovida por duas rádios paulistas, que “abraçaram” a ideia do cantor e baterista, Phil Collins, e passaram a divulgar – após o inesquecível show simultâneo Live Aid, que aconteceu em 13 de julho de 1985 e animou (ao mesmo tempo) o público de Londres, Inglaterra, Filadélfia e Estados Unidos – a data anualmente.

            Comprovando os valores e princípios dos seguidores dos grupos de rock, o objetivo inicial do evento citado acima era conscientizar toda a população mundial sobre a pobreza e fome protagonistas da Etiópia e arrecadar doações para as famílias locais. Então, para atingi-lo, os organizadores reuniram importantes nomes do rock and roll, como Queen, Led Zeppelin, Madonna, BB King, Rolling Stones, Scorpions, U2, Paul McCartney, Black Sabbath e Status Quo.

            Quem esteve presente no Live Aid, garante que cada segundo valeu a pena e quem não esteve, revive os momentos por meio das gravações e filmagens. Segundo os registros, mais de 200 mil pessoas participaram do evento e inúmeras pessoas foram ajudadas. E com tantos números positivos, não há dúvidas que essa data foi merece ser lembrada e celebrada como o Dia Mundial do Rock, não é?

Entretanto, ainda que a data carregue a palavra “mundial”, vale lembrar que a homenagem acontece em outras datas pelo restante do mundo, como em 9 de julho para os americanos.

            Mas embora a data escolhida no calendário não seja a mesma, no geral, os grupos de rock são formados da mesma maneira nos quatro cantos do mundo: voz, baixo, guitarra e bateria, e o desejo de homenagear o estilo musical permanece aquecido durante os 365 dias do ano em seus corações.

            Por isso, no decorrer desse dia tão importante, que tal uma programação especial? Lembre-se que para celebrar o ritmo que é fundo musical das suas histórias mais marcantes, vale desde reunir os amigos e ouvir as suas canções preferidas até vestir aquela camiseta preta com a estampa do seu cantor queridinho e curtir a programação local da sua cidade para a data. Qual a sua escolha?            


Que tal uma programação especial para celebrar o Dia Mundial do Rock?

E para que o Dia Mundial do Rock seja eternizado da melhor forma em sua memória, escolha um calçado Élie para compor o seu look da comemoração e tenha a certeza de conforto para permanecer em pé ao deixar o ritmo comandar seus movimentos por meio do som que, é claro, deve estar no último volume, afinal, hoje é dia de rock, bebê.