Para alguns, o título de “país do futebol” deixou de ser do Brasil há muito tempo, mas, para os eternos amantes do esporte, as tristes derrotas e dilemas atuais representam apenas uma fase ruim – e que logo vai passar. Mas, para nós, do Mundo Élie, embora existam os placares ruins, esse cenário não elimina sua mágica e encanto e o dia de hoje, conhecido como Dia Nacional do Futebol deve sim ser celebrado!

E, cá entre nós, ainda que a atual situação do futebol nacional seja palco de inúmeras dúvidas e questionamentos, com vitórias e nomes inesquecíveis, como Pelé, Didi, Zico, Rivelino, Gérson, Falcão, Sócrates, Garrincha, Romário, Jairzinho, Ronaldo, Ronaldinho e Neymar, não há como negar que o futebol brasileiro faz história e coleciona fãs em todos os cantos do mundo.

Por isso, diante de um esporte capaz de transformar tantas vidas e conquistar pessoas de todos os gêneros, idades, cor, classe social e escolaridade, nada mais justo que celebrar o dia de hoje aprendendo um pouco mais sobre essa atividade que movimenta tanto a bola no campo quanto o mercado financeiro mundial. Continue a leitura e desvende as oito principais curiosidades sobre o tão disputado futebol:

Assim como os jogadores, que descobrem novas jogadas a cada instante, é possível desvendar curiosidades nunca vistas:

Origem do futebol

Anos antes de imaginar os dribles de Carlos Alberto Torres ou Leônidas da Silva e do Brasil ser reconhecido mundialmente pela inexplicável performance de seus jogadores e times, o futebol “deu as caras” pela primeira vez na Inglaterra, no ano de 1863.

Chegada do futebol no Brasil

Somente 31 anos após o surgimento do esporte nos campos da Inglaterra que a atividade apareceu por aqui. O responsável pela fixação da disputa pela bola nas terras canarinhas foi o paulista, Charles W. Miller, que ficou conhecido como o pai do futebol brasileiro após retornar de uma temporada de estudos na Inglaterra e trazer, em sua bagagem, algumas bolas e um livro com todas as regras do jogo.

A primeira partida de futebol

Segundo os registros, a primeira partida de futebol aconteceu um ano após Miller chegar ao país com as instruções do jogo, em 1895. Na ocasião, as equipes Cia Ferroviária São Paulo Railway e Funcionários da Companhia de Gás foram constituídas por ingleses que estavam em na capital paulista.

Origem do Dia Nacional do Futebol

A data 19 de julho foi escolhida no calendário pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que hoje é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda no ano de 1976, a fim de homenagear o primeiro time devidamente registrado no país, o Sport Club Rio Grande – equipe do Rio Grande do Sul, fundada em 19 de julho de 1900.

Primeira bola de futebol

Indispensáveis em qualquer jogo de futebol, as bolas já tiveram uma linha de produção bem diferente da atual: com bexiga de boi, acreditem! Esse exemplar era formado por couro curtido e utilizava a bexiga de boi como câmara de ar.

Formação dos times

Se antes o futebol não era popular entre os negros, pobres e as mulheres, com o passar dos anos, o esporte ganhou força entre os mais diversos públicos. E conforme se popularizou, os clubes, ou como alguns chamam, os times, foram formados: em 1902, o Fluminense surgiu, em seguida, em 1903, o Grêmio e, um ano após, o Botafogo.

Outros times que estão nos registros são o Atlético Mineiro (1908), Internacional (1909), Corinthians (1910), Flamengo (1911), Santos (1912), Palmeiras – que na época era Palestra Itália – (1914) e Vasco da Gama (1915).

Numeração estampada nos uniformes

Em 1933 durante a Copa da Inglaterra, uma equipe iniciou a “moda dos números” em suas camisas e mostrou que a ideia facilitava tanto a identificação dos jogadores quanto o trabalho dos fotógrafos e locutores. Alguns anos depois, em 1947, a numeração chegou nos times brasileiros e então, em 1950, ganhou força na Copa do Mundo.

Futebol brasileiro feminino

Marta é o nome que sai das bocas quando o assunto é o futebol feminino! Considerada a principal jogadora do país e eleita seis vezes a melhor do mundo, a atleta ocupa a primeira posição de vencedora de prêmios, comportamento numérico que comprova que a rainha do futebol também é brasileira!

O esporte é campeão em reunir gerações, sexos e classes sociais.

É claro que há muito mais o que ser comentado e desvendado no universo do futebol, mas, após listarmos as oito principais acima, deixamos o restante para ser assunto nas rodas de conversas entre você e seus amigos.

Afinal, embora digam que futebol é um dos assuntos que não se discutem, sabemos que não há nada melhor que reunir com pessoas que possuem os mesmos gostos e interesses. Sendo assim, aproveite o Dia Nacional do Futebol da forma como mais gosta e, claro, com o esporte como principal pauta!