Proporcionar um ambiente atraente não é o único desafio da arquitetura. A arte de surpreender através de obras arquitetônicas é mais antiga do que podemos imaginar. Desde a evolução dos homens, a necessidade de ter uma moradia e proteger-se contra predadores, entre os fenômenos naturais, como chuva e sol sempre existiu na história da civilização.

Aos poucos, novos materiais e técnicas foram aperfeiçoando a atividade de projetar espaços. Nos dias de hoje, além de organizar ambientes e oferecer a eles uma aparência e estética acessível, a arquitetura deu um grande passo em direção ao inusitado. Verdadeiras obras arquitetônicas estão espalhadas pelo mundo, assinadas por famosos arquitetos que transformaram projetos em arte.

E quem é apaixonado por arquitetura sabe que, o inusitado é uma forma de expressão que atrai muitos olhares. Por isso, o Mundo Élie pesquisou as principais obras arquitetônicas que trazem a inovação como sua principal inspiração. Veja, a seguir, um pouco de cada uma.

Heart of the District, Manhattan


Heart of the District em Manhattan

Além de proporcionar um ambiente atraente e organizado, a arquitetura também é útil na resolução de problemas, principalmente aqueles relacionados à falta de espaço.

E, pensando na superlotação dos centros urbanos, os arquitetos alemães Arina Ageeva e Dmitry Zhukov desenvolveram um projeto ambicioso no coração de Manhattan: o Heart of the District.

Suspenso no ar, esse hotel simplesmente dispensa a construção completa de um prédio, já que fica anexado a um edifício já existente. Além de otimizar o espaço, o objetivo do projeto é proporcionar acomodações para hóspedes, sem a necessidade de construir um edifício com estrutura completa. 

Cidade das Artes e Ciências, Valência


Cidade das Artes e Ciências em Valência

Sedutor. Essa é uma das palavras que descrevem o projeto arquitetônico de Santiago Calatrava e Félix Candela.

Localizado na cidade de Valência, na Espanha, a emblemática Ciutat de les Arts i les Ciències ou Cidade das Artes e Ciências é um complexo cultural que traz uma nova proposta de estrutura para os amantes da arquitetura.

Dividido em 7 prédios, o projeto contém uma sala de projeções de cinema em forma de olho, um oceanógrafo com mais de 42 milhões de litros de água e 500 espécies marinhas, sendo o maior da Europa, um dos jardins mais belos do mundo, uma praça destinada a realização de grandes eventos, um anfiteatro, um museu com 40.000m², divididos em três andares e uma enorme porta, sendo o ponto mais alto de Valência.

Piano House, Província de Hui, China

Piano House, na China

A china continua nos surpreendendo com suas grandes obras e invenções. Uma delas é o Piano House, localizado na Província de Hui. O prédio em forma de piano, como o próprio nome diz, é uma linda homenagem à música.

Além do piano, um enorme violino transparente e espelhado também pode ser visto a quilômetros de distância. Desenvolvido pelo próprio governo, a construção foi criada para incentivar a cultura musical no país, por isso abriga ainda diversas galerias, exposições e escritórios que apoiam a causa.

Átomo, Bélgica

Escultura Átomo, na Bélgica

Semelhante a uma nave espacial, o prédio criado em 1958 na cidade de Bruxelas, Bélgica, possui simplesmente 103 metros de altura e representa a forma de átomo.

Desenvolvido pelo arquiteto André Waterkeyn, o projeto é todo espelhado, cada esfera mede aproximadamente 18 metros, sendo ligadas por tubos com escadas. Além da vista encantadora, o projeto é referência máxima no assunto futurismo.

E você? Conhece algum projeto arquitetônico inusitado? Conte para a gente! Quer ler nossos próximos conteúdos e ficar por dentro de tudo? Então assine a nossa newsletter!