Parabéns pelos 465 anos, São Paulo!

Imagem: Reprodução

 

A maior cidade do país, São Paulo, completa 465 anos neste 25 de janeiro. Com cerca de 12 milhões de habitantes, o dia é considerado feriado municipal.

O motivo da escolha da data é uma homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira.

No aniversário, o município conta com diversas atrações culturais ao longo do dia para os moradores celebrarem, grande parte são gratuitas.

 

GASTRONOMIA

Na gastronomia, a cidade de São Paulo oferece grandes opções de restaurantes, bares e cafés para todos os gostos, do mais simples ao mais sofisticado, da culinária nacional à internacional.

Dentro desta vasta seleção na capital paulistana, alguns bairros são destaques por serem considerados verdadeiros polos gastronômicos. Quais?

Mercado Municipal de São Paulo – Localizado no Centro histórico da cidade, o Mercadão é o principal local para começar o turismo gastronômico em São Paulo. Os turistas não podem deixar de saborear o tradicional sanduíche de mortadela. Há também outros restaurantes e opções de estabelecimentos com venda de frutas e legumes.

Itaim Bibi – Em uma região nobre da cidade, o bairro é reconhecido por servir pratos sofisticados da alta gastronomia: francesa, italiana, asiática e latina.

Liberdade – Além da sua arquitetura diferenciada, a região oferece dezenas de opções de restaurantes asiáticos, com o melhor da culinária japonesa, chinesa e coreana.  Quanto aos valores, há opções para todos os bolsos, do mais requintado até feirinhas realizadas na praça aos fins de semana.

Mooca – Passeando por um dos bairros mais tradicionais da capital, encontram-se muitas cantinas, pizzarias e doçarias, com preços diferenciados, mas para todos os bolsos.

Vila Mariana – A região é perfeita para quem está em busca de bares badalados e comida típica de boteco. Os estabelecimentos locais reúnem no cardápio pastéis, bolinhos de bacalhau e aquela tradicional cervejinha.

 

Imagem: Reprodução

 

TURISMO

Aos turistas que chegam à maior cidade do Brasil, a questão “o que fazer em São Paulo?”. Depois da gastronomia, vale apena conhecê-la através de alguns pontos turísticos, alguns históricos e que acompanham a trajetória da capital.

Conheça alguns dos principais:

Av. Paulista
Catedral da Sé
Edifício do Banespa
Estação da Luz
Jardim Botânico de São Paulo
Mosteiro de São Paulo
Museu da Imigração
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
Parque da Independência
Parque do Ibirapuera
Parque Villa Lobos
Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Theatro Municipal De São Paulo

 

Imagem: Reprodução

 

HISTÓRIA

O atual território do Estado de São Paulo teve sua colonização em 1532, com a fundação de São Vicente, a primeira vila do Brasil. Em 1554, o padre Manoel da Nóbrega fundou o Colégio de São Paulo de Piratininga para catequizar índios que lá estavam. Esse Colégio é a raiz histórica, mas não a fundação, da cidade de São Paulo, que se transformou na maior cidade brasileira, no século 20.

Anteriormente, no século 17, após fracassadas tentativas de produção de açúcar, a Vila de São Paulo passou a abrigar muitos exploradores, que adentravam o interior em busca de riquezas e índios para escravizar.

Já no século 18, São Paulo continuava pobre. Era terra de passagem para tropeiros. Mas foi no século 19 que houve um grande alento para a Província, que estava próxima da capital do Brasil, na época o Rio de Janeiro, e passou a receber muitos imigrantes.

O século 20 marcou a intensa prosperidade do Estado. A capital paulista ergueu-se como uma das maiores cidades do mundo e com uma grande força financeira.

Fonte: Guia Geográfico – Estado de São Paulo
https://bit.ly/2BBk0mx