John Fitzgerald Kennedy E seu Legado

Você certamente conhece ou já ouviu falar de John Kennedy, certo? Ele era um político, militar e que chegou a ser presidente dos Estados Unidos entre os anos de 1961 a 1963. Seu governo foi marcado por fatos como a Guerra Fria, construção do Muro de Berlim, Guerra do Vietnã, entre outros momentos históricos.

INFÂNCIA e JUVENTUDE

John Fitzgerald Kennedy, nasceu em maio de 1917, em uma família católica de classe média alta americana.

Seu pai era diplomata, possuía propriedades rurais e proporcionou aos filhos um bom histórico escolar.

No ano de 1927, mudou-se com a família para o Bronx, distrito de Nova Iorque. Em 1936 matriculou-se em Harvard e se formou em Relações Internacionais, mais tarde, em 1940.

Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, John alistou-se na Marinha, primeiramente realizando relatórios para seus superiores e depois, promovido a tenente, comandou barcos de patrulhamento e reconhecimento no Pacífico.

Em uma dessas missões, seu barco foi atingido por um destróier japonês e se partiu em dois. A tripulação conseguiu sobreviver nadando à ilha mais próxima e Kennedy, ferido, ajudou a resgatar a tripulação. Após o episódio, foi condecorado pela ajuda prestada aos seus homens.

 

CARREIRA POLÍTICA

Com o fim da guerra, Kennedy opta por seguir a carreira política impulsionada pelo pai.

Após a morte do irmão mais velho, concorreu e vence ao cargo de deputado pelo estado de Massachusetts, em 1946. É reeleito e em 1950, concorre a senador e sai vitorioso novamente.

No ano seguinte, casou-se com a jornalista Jacqueline Lee Bouvier, com quem teve dois filhos, Carolina (1957) e John Junior (1960).

Na mesma época escreveu o livro “Profiles in Courage”, que lhe renderia o prêmio Pulitzer em história de 1955. Na obra, narrava a trajetória heroica de oito senadores americanos que haviam contestado orientações partidárias e pressões empresariais para seguir suas convicções políticas.

Em 1960, foi escolhido para ser candidato democrata à presidência. E após uma intensa campanha eleitoral, Kennedy derrota o candidato republicano Richard Nixon e se elege presidente.

O governo passou por diversas crises e é lembrado por uma série de episódios essenciais na história do século XX: Guerra Fria, construção do Muro de Berlim, Crise dos Mísseis,  Corrida Espacial,  Guerra do Vietnã e o Movimento dos Direitos Civis Americanos.

 

 

MORTE

Durante uma visita a Dallas, cidade no estado do Texas, John Kennedy e a primeira dama Jaqueline, desfilavam em carro aberto. Era 22 de novembro de 1963, quando durante o cortejo, o presidente é atingido por tiros. Os disparados vieram da janela do sexto andar de um depósito de livros. Kennedy é alvo dois tiros, um na garganta e, o outro, fatalmente, na cabeça.

O autor dos disparos foi identificado como Lee Oswald, que foi preso e dois dias depois foi morto a tiros diante das câmeras de televisão por Jack Ruby, que na época era dono de uma boate na cidade e ficou reconhecido depois do assassinato do suspeito.

John Kennedy foi enterrado três dias depois, no dia 25, no Cemitério Nacional de Arlington. Além dos líderes de outras nações presentes, milhares de pessoas prestaram a última homenagem ao presidente morto, episódio que gerou comoção mundial.

Um dos momentos marcantes da ocasião foi quando sua esposa Jaqueline, acompanhada dos dois filhos, ascendeu a tocha do ‘fogo eterno’ sobre o túmulo do marido falecido.

 

 

INFLUÊNCIA

O casal Kennedy se tornou um ícone fashion da época. Tanto a primeira dama, quanto o presidente, se tornaram símbolo de elegância e inspiraram muita gente na época e até nos dias atuais. Que é o caso da Élie, que se também se inspirou nesta figura marcante da história política do mundo para a campanha da linha social William Elias by Élie.

A principal imagem da ação foi baseada na foto do ex-presidente estampada no livro biográfico “John F. Kennedy, 1917-1963: uma vida inacabada”, do autor Robert Dallek.

A Élie está sempre “um passo à frente” buscando importantes personalidades mundiais para grandes inspirações.

 

 

FONTE:

https://www.ebiografia.com/john_kennedy/

https://educacao.uol.com.br/biografias/john-f-kennedy.jhtm/

« »