Embora a barba nunca tenha saído de moda, ela se reinventa a todo momento, descubra como surgiu o estilo, qual a melhor forma de cuidar e fique por dentro dos modelos que prometem dominar este outono/inverno.

Acredita-se que o costume de tirar ou aparar a barba tenha surgido há mais de 30 mil anos, quando os nossos ancestrais utilizavam lascas de pedras bem afiadas para retirar os pelos faciais, porém, não se sabe se o hábito foi criado por questão de higiene ou estética.
No Egito Antigo, a barba era vista como referência de riqueza e prestígio, por isso, homens nobres, respeitados e detentores de muitos bens, mantinham suas barbas alongadas e bem cuidadas para que elas revelassem seus status. Em contrapartida, na Grécia, cultivar os pelos faciais simbolizava coragem, sabedoria, e principalmente, força e virilidade no campo de batalha, um ótimo exemplo disso são os espartanos.
Como sabemos, a história da barba passou por diversas transformações durante os anos e se adaptou às influências culturais do mundo inteiro, afinal, é inegável o quanto um dos maiores símbolos masculinos de todos os tempos pode transformar a sua aparência, desde que esteja alinhado com o formato do seu rosto.

Confira algumas dicas que separamos e descubra como cuidar da sua barba e deixá-la com um visual incrível.

  1. Higiene é fundamental
    Assim como o cabelo, a barba também absorve impurezas que causam fungos, bactérias, e até mesmo, a temida caspa, por isso, é muito importante higienizar seus pelos diariamente. Existem alguns shampoos específicos para a barba, mas os cosméticos capilares também fazem um bom trabalho para deixar seus pelos mais macios.
    Vale lembrar que, se você usa os fios alongados, é necessário penteá-los, além disso, é extremamente importante secar a barba após o banho e antes de dormir. Dica extra: ao usar o secador, evite o ar quente.

  2. Apare com frequência
    Cultivar uma barba alongada exige trabalho e cautela, não basta simplesmente deixar os pelos crescerem até o tamanho que você deseja, é preciso aparar os excessos do pescoço, das bochechas e das laterais, para adicionar e manter o formato desejado. Vale à pena consultar um profissional especializado, pelo menos no início, para garantir aos seus pelos faciais um aspecto impecável.

  3. Atenção ao bigode!
    O bigode é um elemento à parte na estética da barba, ele tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, uma forma única de ser aparado e por isso, merece atenção especial. O interessante do bigode é que, com criatividade, é possível escolher um estilo completamente diferente dos demais pelos do rosto.
    É preciso considerar que, na hora das refeições, o bigode pode ser traiçoeiro, por isso, esteja sempre atento e com um guardanapo ao lado para limpar qualquer resquício de alimento na área.

  4. Esfoliar faz toda a diferença
    A esfoliação é uma ótima aliada para quem deseja prevenir ou eliminar os pelos encravados, o processo, que pode, até mesmo, ser realizado em casa, consiste em eliminar células mortas e abrir espaço para que os fios cresçam livres de inflamações.


Agora que você já sabe quais os cuidados básicos para manter uma barba bonita e saudável, veja algumas das maiores tendências para o outono/inverno 2019.

  1. Barba Baldo
    O estilo Baldo consiste em manter as laterais que contornam a mandíbula e soma-las à composição básica de cavanhaque + bigode. Um grande exemplo deste modelo pode ser visto no ator Robert Downey, Jr, que utiliza o mesmo tipo de barba há anos.
Estilo de Barba Baldo
  • Preenchimento em degrade
    O meio termo entre tradicional e moderno promete agitar o streetstyle masculino. O interessante do preenchimento em degrade é a possibilidade de manter o comprimento curto, médio, ou alongado.
Barba em degrade
  •  Jawline
    O estilo consiste em deixar a barba crescer apenas no contorno da face, para destacar a mandíbula marcada.
Estilo Jawline
  • Imperial
    Conhecido popularmente como “bigodão”, o corte imperial carrega este nome por ter se tornado popular durante o Segundo Império. Com formato clássico, é possível ousar e adicionar costeletas, ou manter os pelos do queixo para adicionar mais volume.
Estilo Imperial

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog e fique por dentro das maiores tendências de moda e estilo masculino.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, envie para nós nos comentários, será um prazer ouvi-lo.