Confira 8 curiosidades sobre a construção de Notre-Dame: A famosa catedral gótica de Paris

Trouxemos algumas informações históricas como forma de homenagear a Igreja, localizada em Paris, que sofreu terrível incêndio na última segunda-feira (15).

Um pedaço da história mundial se perdeu entre as chamas de Notre-Dame, ainda sem causas definidas, promotores iniciaram as investigações para descobrir o motivo do incêndio. A maior parte das destruições está concentrada sob o cruzeiro do templo, que equilibrava a flecha de madeira, desmoronada uma hora após a tragédia ter sido declarada.
O caso ganhou grande repercussão e, até o momento, 900 milhões de dólares foram doados para recuperação do local, que pode levar até 20 anos para ser totalmente reparado.

Com o propósito de amenizar a tristeza de um doloroso acontecimento histórico e enfatizar a arquitetura única de uma das construções mais belas do mundo, trouxemos oito curiosidades que comprovam o quanto Notre-Dame é única.

  1. Dentro do coração de Paris
    A Igreja de Notre-Dame está situada em cima do cruzamento das duas linhas magnéticas do Planeta Terra, o local é batizado como o coração da capital francesa.
  2. Vitrais cromoterápicos e misteriosos
    Feitos por alquimistas, os vitrais de Notre-Dame foram constituídos a partir do conceito de cromoterapia, por isso, toda energia que ali adentra é totalmente filtrada.
    Além disso, os vidraceiros não podiam passar a fórmula das construções por meio da escrita, somente por palavra, essa limitação fez com que a receita se perdesse no tempo, tornando-se única.
  3. Construção divina
    Notre-Dame foi construída a partir do número áureo (phi). Considerado um número divino, elementos como cristais e plantas também possuem proporções equivalentes a 0,618.
  4. Vitrais guardados a sete chaves
    Durante as Guerras ocorridas na França, os vitrais de Notre-Dame eram enterrados para evitar quaisquer estragos, os mesmos voltavam aos seus devidos lugares assim que o fim dos conflitos fosse declarado.
  5. A numerologia do 28
    Em frente a Catedral de Notre-Dame, existem 28 estátuas de reis. Todas as noites, a lua ilumina os rostos de cada um dos monumentos. Além disso, o número 28 está presente na Catedral como representação do ciclo menstrual das mulheres e do ciclo completo da lua.
  6. Energia Cósmica
    As duas torres presentes na fachada da Catedral são capazes de captar energia cósmica.
  7. Entrada para o Oeste.
    A entrada estratégica para o Oeste, onde o sol se põe, faz com que os visitantes caminhem até o nascer do sol ao entrarem na Igreja em direção ao altar.
  8. Serenidade comprovada
    Em Notre-Dame, a radioatividade não passa de 60 pulsos por minuto, este fato comprova a serenidade do local, ideal para a regeneração física, meditação e recolhimento.

Gostaram das informações? É sempre interessante recuperar uma pontinha da história de cada cultura. Desejamos que Notre-Dame se recupere o mais rápido possível para que seus sinos voltem a bater como símbolo da liberdade religiosa e democracia francesa.

Mundo Élie.

« »