Personagem de desejo para as mais fofas e criativas fotos registradas pelos turistas no deserto e outras regiões onde habitam, como a África, Índia e Oriente Médio, os camelos, mamíferos adaptados a viver em locais quentes e secos, são “parentes” das lhamas e das alpacas e escondem muito mais que gordura em suas corcovas.
Quer saber mais sobre esses animais, que embora ainda se reúnam em alguns rebanhos selvagens, apresentam sua maioria domesticada a fim de contribuir com a espécie humana e suas principais atividades?
Isso mesmo! Eles não são apenas fofinhos e engraçados como muita gente ainda pensa e, nesse texto especial, você vai descobrir tudo o que precisa para se apaixonar e encantar ainda mais por esses animais:
Principais características dos camelos
Consegue imaginar quantos quilos tem um camelo? E qual a altura média desses animais, você é capaz de arriscar um número? Pois saiba que cada um desses mamíferos e suas corcovas somam, em média, 650 quilos e aproximadamente dois metros de altura.
Os corpos desses animais são cobertos por uma pelagem grossa e cor de areia e, como todos os outros de sua espécie, os camelos são formados por quatro patas e cada uma delas conta com dois dedos em formato de casco – parece pouco para as longas distâncias que percorrem mas, acredite, é o suficiente.
Além do pescoço longo, da cabeça pequena e dos cílios longos, que são perfeitos para proteger os seus olhos das frequentes tempestades de areia e da forte luz solar do deserto, os camelos possuem narinas ideias para viver nesses ambientes, pois, quando necessário, elas se fecham automaticamente para impedir a entrada de areia.
É muito incrível, não é mesmo? O corpo e cada centímetro desses animais foram mesmo projetados para o ambiente em que estão!
O que os camelos comem
Quando imaginamos o deserto, o que mais surge em nossos pensamentos é um montante infinito de areia, concorda? No entanto, ainda que nossas mentes não encontrem alternativas, se os camelos vivem nesses locais há anos e continuam bem adaptados, alimentos são encontrados por lá, não é?
Mas quais? Existem mesmo opções capazes de sustentar o peso significativo desses animais? Sim!
Assim como suas características físicas parecem criadas para viver nos ambientes desertos, o tipo de alimentação que esses animais exigem também seguem essa linha, afinal, tudo o que eles ingerem são exemplares de arbustos, gramas secas, ramos, cactos, ervas daninhas, sementes, grãos e plantas espinhosas, por exemplo.
A relação entre o consumo de água e suas corcovas
Com certeza você já ouviu por ai que os camelos podem passar dias, semanas e até meses sem tomar uma gota de água. Se essa informação é verdadeira? Sim.
E esse diferencial só é possível graças ao conjunto reserva que cada corcova possui, composto por uma quantidade de gordura e músculo capaz de sustentar esse animal por vários dias.
Todo esse processo entre reservar suas fontes de energias e consumi-las quando preciso é fácil de ser enxergado, basta observar o animal no início de uma viagem e ao encerrá-la. Nos primeiros dias, suas corcovas permanecem altas e, conforme o tempo passe, elas se abaixam e mostram que já quase não têm gordura.
E então, quando chega o momento de consumir o líquido que há dias não consome, os camelos podem beber cerca de 120 litros de água de uma vez! Depois, eles reservam o conjunto de energia e o ciclo recomeça…
Relacionamento com os humanos
Em alguns lugares, como na Índia, onde os camelos são utilizados para transportar objetos e pertences da população, eles também são chamados de “navios do deserto”. E, ao contrário do que muitos pensam, essa atividade de carregar itens é bem antiga.
Afinal, de acordo com os estudiosos, foi ainda no século XIX, que esses animais começaram a substituir os carregadores, pois levavam mais cargas, apresentavam um valor inferior e estavam sempre disponíveis.
Até mesmo o nome desses animais tem relação com esse exercício, que facilita até hoje a vida de muitas pessoas: camelo vem do hebraico e significa carregar.
Doze curiosidades sobre os camelos
E agora que você já sabe tudo sobre as condições físicas e necessidades desses animais, que tal ser surpreendido com doze curiosidades que nunca imaginou? Continue a leitura, descubra e compartilhe com os seus amigos e familiares mais próximos as informações abaixo:
- Os camelos só conseguem comer cactos e outras plantas espinhosas porque possuem um revestimento muito grosso no interior das suas bocas;
- Ainda que pareça muito beber 120 litros de água, esses animais conseguem ingerir essa quantidade de líquido em menos de dez minutos;
- Os camelos podem andar mais de 270 quilômetros por dia;
- Ao contrário de outros animais, os “navios do deserto” não morrem se perderem nem mesmo 40% da massa corporal;
- O que diferencia um camelo de um dromedário é a quantidade de corcovas; o primeiro, tem duas e o segundo, uma;
- Esses mamíferos podem viver em média 50 anos;
- A gestão da fêmea desse espécie só pode ter uma cria por vez e o período é de 11 meses;
- Suas corcovas também servem para isolar o corpo dos raios solares e, caso fiquem desidratados, cada grama da corcova pode ser convertida em mais de uma grama de água;
- A urina desses animais é eliminada em forma de xarope e suas fezes são ótimas para acender fogueira;
- Quando ameaçados, os camelos costumam cuspir em quem está despertando essa sensação;
- Os camelos também já alimentaram as pessoas com o seu leite e carne;
- Eles não são os animais que conseguem ficar mais tempo sem beber água, os ratos e as girafas vencem.
É maravilhoso colecionar novas informações, não é? Agora que você chegou ao fim deste texto, com certeza viverá uma experiência diferente ao cruzar com um camelo em sua próxima viagem ou quando for passar momentos agradáveis na Fazendinha Zoomix, espaço perfeito para curtir a natureza na cidade de Franca – São Paulo e abrigo de um casal adorável de camelos, a Dalila e o Sansão, (que foram os modelos da nossa nova coleção, inclusive!) e outros animais.
Quando isso acontecer, volte aqui e conte para nós como foi. Vamos adorar saber, afinal, todos nós, aqui do Mundo Élie, somos apaixonados por uma boa história de contato com a natureza!