Comemorado anualmente no dia 6 de setembro, o Dia do Alfaiate é uma homenagem aos profissionais especializados na criação, costura e reforma de roupas de modo artesanal.
Segundo os historiadores, essa ocupação surgiu logo após o Renascimento, quando os homens passaram a ter mais preocupação com as suas vestimentas e respectivos caimentos.
Atualmente, ao contrário dos estilistas, os alfaiates são voltados exclusivamente à moda masculina e criam ternos, calças, paletós e muito mais.
A alfaiataria e o alfaiate: a arte e o artista
O Alfaiate detém o conhecimento de todo o processo de criação de uma roupa. Ele sabe, por exemplo, por meio de quais ovelhas é possível obter as melhores lãs, como direcionar o tecelão, qual valor e a resistência de cada tecido e, principalmente, como valorizar cada uma das proporções do corpo humano. Por isso, é capaz de criar peças como ternos e smokings totalmente associados à elegância, status e poder.
A alfaiataria caminha totalmente na contramão das chamadas fast-fashion, que produzem roupas em larga escala, de modo industrializado.
As técnicas de corte e acabamento integram a essência da alfaiataria e enfatizam a diferença entre uma roupa artesanal, que comunica a personalidade e a identidade de uma pessoa, e uma roupa fabricada em escala industrial, que, definitivamente, não oferece as mesmas sensações.
Peças sob medida: descubra como elas funcionam
A maior parte dos ateliês de alfaiataria oferece serviço sob medida que funciona da seguinte forma:
Por meio de uma base pré-existente (um molde de modelo de calça ou paletó de determinado tamanho), são tiradas as medidas de braços e cintura, para que a peça seja inteiramente ajustada de acordo com as dimensões do corpo.
Essa é uma grande vantagem da técnica em relação aos trajes prontos, com tamanhos e numerações padronizadas. Afinal, por mais que cada tipo de homem se adeque a uma numeração, os corpos são diversos e apresentam variações no tamanho dos ombros, braços e no volume da barriga. Nas peças sob medida, tudo isso é considerado.
Outro ponto que deve ser mencionado é que esses especialistas se atentam às principais regras de moda para constituir a peça ideal, como, por exemplo, a altura da barra da calça, que deve ficar, pelo menos, a dois dados acima do salto do sapato.
O Bespoke e a busca pela perfeição
O Bespoke envolve a criação de peças ainda mais personalizadas que a alfaiataria. Dentro da técnica, as roupas são confeccionadas por tailors, a partir de um molde individual, criado do zero, que considera as nuances mínimas da postura, das curvaturas e da estrutura do corpo.
Além de toda excelência da confecção, a busca pela perfeição envolve a utilização dos materiais mais nobres do mercado, como lãs superfinas, alpaca, cashmere, mohair, vicunha, algodão, linho e seda. Nos botões, não são aceitos plásticos, apenas chifres, ossos, ou metais, para garantir que as peças ultrapassem gerações e permaneçam com acabamento impecável.
O apreço pelo slow fashion
A alfaiataria está intimamente ligada ao slow fashion, um movimento que nasceu por conta da necessidade de mudança do consumo no universo fashion. O conceito prioriza a qualidade dos produtos e a sua atemporalidade.
As marcas de roupas e calçados adeptas ao slow fashion, como a Élie, valorizam a mão de obra humana, a qualidade dos insumos e trabalham para diminuir os impactos ambientais provocados pelos processos industriais.
Nesse contexto, o movimento contribui para a redução de resíduos, para a valorização dos artesãos e também para a experiência dos consumidores, que podem dispor de produtos duráveis, resistentes e com qualidade indiscutível.
O sapato ideal para harmonizar com peças de alfaiataria
Para estruturar uma combinação harmoniosa com as peças de alfaiataria, marcadas pela elegância e pela proposta artesanal e personalizada, a melhor escolha é apostar em calçados com proposta handmade, que adicionam ainda mais requinte e elegância às composições.
Modelos clássicos em couro nobre, como o Derby, Loafer, e Oxford são bons investimentos.
Todos os sapatos desenvolvidos pela Élie dependem, em grande parte, das habilidades manuais dos artesãos, que aplicam técnicas específicas de modelagem, corte, costura e colagem para garantir aspecto nobre, em conjunto com conforto e flexibilidade incontestáveis.
Nos identificamos e apreciamos o trabalho dos artesãos, afinal, assim como eles, temos como missão o oferecimento de peças exclusivas, capazes de conduzir os passos dos homens modernos com DNA inspirador, design genuíno, calce acolhedor e resistência inquestionável.
Quer saber mais? Clique aqui e confira todos os modelos disponíveis no site.
No mais, continue de olho no Blog, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post.