A Essência do Rock n’ Roll com os Rolling Stones
Em 2022, os Stones completam 60 anos de carreira e mostram uma vitalidade surpreendente com sua música que atravessa gerações.
Prestes a fazer 60 anos de estrada e com uma história apaixonante e estilo avassalador, os Rolling Stones são uma das lendas do rock n’roll. Símbolo da contracultura e da rebeldia jovem, os Rolling Stones representam uma verdadeira revolução que, além da música, influenciou também o comportamento de jovens em todo o mundo desde as roupas, aos cabelos compridos e a atitude.
A história dos Rolling Stones começa em outubro de 1960, quando Mick Jagger e Keith Richards, que haviam estudado juntos, se reencontram em uma estação de trem. Logo depois, o guitarrista Brian Jones decidiu montar uma banda de Rhythm and blues (R&B) e convidou Mick Jagger para ser o vocalista. Ele aceitou sob a condição de que Keith Richards pudesse participar e tocar guitarra.
Com o tempo, a banda foi completada pelos músicos Ian Stewart, no piano, Bill Wyman, no baixo, e Charlie Watts na bateria, e ganhou o nome de The Rolling Stones, em homenagem à canção Rollin’Stone do blueseiro Muddy Waters. Estava pronta a formação da banda que iria se tornar, assim como os Beatles, um dos maiores, mais antigos e mais bem sucedidos grupos musicais de todos os tempos.
(I Can’t Get No) Satisfaction
Já no seu terceiro álbum, em 1965, os Stones alcançaram a marca de um milhão de cópias vendidas e chegaram ao topo nos Estados Unidos. Isso tudo devido ao sucesso (I Can’t Get No) Satisfaction, maior hit da banda até hoje. Escrita por Jagger e Richards, a música foi definida pela crítica como ameaçadora aos mais velhos e um ataque contra o status quo e é considerada como uma das melhores canções de rock de todos os tempos.
Logo, Mick Jagger e Keith Richards se destacaram pela parceria na composição de músicas icônicas, como a já citada (I Can’t Get No) Satisfaction, Angie, Wild Horses, Miss You, Start Me Up, You Can’t Always Get What You Want, Gimme Shelter. Outra curiosidade é que Jagger foi condecorado com o título de “Sir” pela rainha Elizabeth II pela contribuição à música popular inglesa.
Com uma vitalidade vista em poucos artistas e grande capacidade de se reinventar e gerir sua marca, os Rolling Stones passaram por inúmeras fases e formações e estão em atividade até hoje. Nos quase 60 anos de carreira, a banda fez várias passagens pelo Brasil, e a mais memorável delas em 2006, quando fizeram um show gratuito na Praia de Copacabana para mais de 2 milhões de pessoas.