Acertar a medida da barra é um detalhe importante para ser elegante. Primeiro você deve observar o modelo da calça: slim ou de corte social tradicional, e ficar atento que a barra de uma peça slim nem sempre termina na mesma altura de uma mais reta, e vice-versa. Ao vestir a calça que escolheu, comece então a ajustar o comprimento da barra, e pense que o momento agora é decisivo para produzir um look charmoso.
No guarda-roupa masculino, temos peças-chave para todas as ocasiões, e quando o assunto são as calças, e de preferência slim, é sempre bom encontrar a chino, de alfaiataria social, e a jeans, sempre imbatível em ambientes casuais e de trabalho. A orientação para fazer, seja costurada ou dobrada, é alinhar a altura com o “ossinho” do tornozelo. O resultado é uma barra curta, que permite até usar sapatos sem meia.
No entanto, para quem mantém o estilo clássico, de pernas retas, nem muito largas ou afuniladas demais, é indicado terminar o comprimento da barra no peito do sapato, sem deixar dobras ou vincos que podem comprometer a sua aparência.
Opção contemporânea e que nunca falha, a referência do tornozelo funciona tanto para um estilo moderno como para um clássico, tudo depende de dobrar a barra, caso o visual seja despojado ou encostar sutilmente a barra no tênis ou sapato, desde que o tecido não fique acumulado para evitar aquele aspecto “sanfonado”. Já as botas permitem um leve enrugado. Assim, com esses cuidados, a barra ficará sempre ajustada na medida certa.