Se você já tem um sapato de camurça masculino entre os modelos da sua coleção, conhece o charme, o estilo e a beleza que cada par traz. Mas será que sabe também escolher as melhores opções para os seus pés e quais os cuidados que esse material exige?
Nós, do Mundo Élie, também somos fãs da elegância e modernidade que esse estilo de couro exibe, seja ele adotado na fabricação de uma bota masculina, um tênis, um sapato ou qualquer outro tipo, e acreditamos que um belo calçado de camurça faz a diferença até nos looks mais simples.
Por isso, mergulhamos nesse estilo, que ganhou ainda mais visibilidade e conquistou milhares de usuários após ser usado com frequência por astros estilosos e autênticos como Elvis Presley e James Dean, e temos o prazer de compartilhar tudo agora com você, nosso amigo e cliente.
Pare tudo o que estiver fazendo nesse momento para se concentrar nessa leitura que, com certeza, tem o poder de mudar o seu pensamento sobre esse material e o uso dos calçados de camurça masculino:
Conheça esse material
Muitos homens ainda não enxergam a camurça como ela realmente é pelo simples fato de não saberem o que ela é. Como assim?
Bom, a verdade é que muita gente ainda acredita que a camurça é um tecido quando esse material tem em sua definição “tipo de couro felpudo feito com a camada interior da pele de animais como camurças, cabras, vacas, porcos, bezerros, cervídeos e, principalmente, cordeiros” – e um dos mais macios e versáteis, acredite.
Não sabia dessa questão? Pois é: camurça é um tipo de couro e isso prova, mais uma vez, que precisamos sempre enxergar além do que aquilo que os nossos olhos veem, concorda?
Voltando ao assunto, o que diferencia esse material dos demais estilos e tipos de couros usados na produção dos calçados masculinos são as etapas envolvidas no processo de fabricação.
Nesse caso, a pele do couro escolhida é separada ao meio, ou seja, a chamada flor, que é a camada superior do couro é separada da chamada raspa, que é a camada inferior do couro. Feito isso e já com os devidos tratamentos químicos realizados, a camurça pode ser encontrada e já pronta para uso nessa mesma camada inferior.
Ah! Ainda abordando essa questão da confecção da camurça, não podemos esquecer de citar também o processo que é conhecido como “Rough out leather” ou o chamado “couro virado ao contrário”, que dispensa a separação ao meio do produto e traz a parte interna da pele do animal como material para a fabricação dos sapatos de camurça masculino.
Aprenda escolher o modelo ideal para você
E agora que você já aprendeu exatamente o que é e como é usado esse tipo de couro na produção dos calçados masculinos, só falta aprender a escolher o modelo que mais combina com o seu estilo, concorda?
Ainda que pareça difícil e até mesmo impossível diante de tantos modelos de sapatos de camurça masculinos disponíveis, com as dicas abaixo esse processo de seleção será muito mais fácil do que você imagina. Acompanhe e descubra como deixar todos os seus looks inovadores e surpreendentes:
- Não fuja da cores
Uma das principais vantagens de optar por um sapato de camurça masculino é a quantidade de cores disponíveis – isso mesmo! Dá para comprar um exemplar de cada cor e facilitar o momento de decidir qual calçado combinar com a roupa escolhida!
Mas, caso ainda não seja possível investir em um modelo de cada cor, aposte sempre no tom que mais combinar com as opções de roupas que você já tem.
Uma boa dica também para não errar na compra é escolher os modelos confeccionados com os tons tradicionais, como o marrom e o preto, essas cores além de estarem sempre na moda, são fáceis de combinar com o restante do vestuário então realmente vale a pena!
- Lembre-se dos itens que valorizam esse material
Você é fã das queridinhas jaquetas de couro e sempre fica de olho nos modelos lançados? Se a resposta for sim, saiba que essa peça combina 100% com os calçados de camurça masculinos.
Além das famosas e versáteis jaquetas de couro masculinas, peças confeccionadas com jeans, como bermudas e calças, modelos de alfaiataria, suéteres e camisas polos também são escolhas certeiras para deixar a combinação ainda mais elegante e estilosa.
- Estude sobre o modelo e identifique o mais adequado
Engana-se quem pensa que calçado masculino é tudo igual, afinal, foi-se o tempo em que o universo da moda masculina era simples e oferecia poucas opções.
Hoje, muitos estilos de calçados são produzidos com camurça e com diferentes processos de confecção, como as botas, os coturnos, os loafers, os sapatenis e os mocassins, por exemplo, seja com o design e as características desert, chelsea ou outro estilo.
Vale lembrar que o segredo para sempre acertar na escolha com base no modelo é observar qual a ocasião em que o usará, pois somente assim o seu look respeitará o que pede a situação, o local e o compromisso.
Saiba como cuidar do seu calçado de camurça
Esqueça aquela velha história de que camurça é difícil de limpar, cuidar e representa um material com pouca durabilidade!
Todas essas descrições acima estão incorretas, pois esse tipo de couro, assim como todos os outros, pode te acompanhar perfeitamente por anos e anos quando bem cuidado. E a boa notícia é que não são exigidos muitos cuidados para que você também aproveite por muito tempo esse material.
Anote ai os segredos para conservar ao máximo os seus calçados de camurça:
- Mantenha sempre os seus sapatos de camurça secos;
- Se desejar limpar o seu modelo de calçado masculino de camurça, certifique que ele está seco e passe comente uma escova macia (pode ser até escova de dentes mesmo) no sentido da fibra para retirar a sujeira;
- Para os sapatos feitos com camurça mais clara, uma boa pedida é usar um bom impermeabilizador, pois esse produto, embora pareça simples e desnecessário, ajuda a proteger o material;
- A fim de conservar o formato original dos calçados de camurça masculinos muitos homens colocam um pedaço de jornal amassado no interior de cada sapato – essa dica vale também para prevenir o acúmulo de fungos, pois o papel absorve a umidade.
- Assim como outros materiais usados na produção de calçados masculinos, a camurça também não tem um bom relacionamento com a lama, por isso, caso aconteça esse contato, espere essa mistura viscosa secar por 24 horas ou mais, se possível, e depois, retire o excesso com uma escova de cerdas duras;
- Sabe essas borrachas escolares? Elas são ótimas aliadas quando o desafio é tirar manchas do seu calçado de camurça, sabia? Isso mesmo! Encontre uma borracha branca e passa devagar sobre a parte manchada do seu calçado claro, mas nunca use borracha colorida ou em modelos escuros;
- Existem também bons limpadores de camurça, vale a pena investir para manter o seu modelo preferido sempre limpo e com aparência de novo.
Percebeu como vale mesmo a pena ter um calçado de camurça masculino e o quanto o seu medo de usá-los não tem sentido?
E agora que você chegou ao final desse texto, nós, do Mundo Élie, temos uma surpresa para você, nosso amigo e cliente: basta clicar aqui para descobrir um modelo Élie especial, que une todas as qualidades de um calçado de camurça masculino e reflete todo o exemplar trabalho de nossa marca. Temos certeza de que você vai gostar!
Raimundo Medeiros
22 de fevereiro de 2021 — 12:41
Muito legal!
👍