Criada há 466 anos, São Paulo é conhecida como a cidade das oportunidades e realmente faz jus ao nome. Afinal, diante de tantas histórias e vidas transformadas em suas ruas e avenidas, nenhuma outra região é capaz de atender tão bem os desejos do povo brasileiro, que em busca de alegria, esperança, diversidade e renovação, constantemente escolhe a capital como destino.

            Seguindo a demanda populacional, nos últimos dez anos, muita mudança aconteceu na região paulista. Entre as perda de prédios históricos, como o edifício Wilton Paes de Almeida e o famoso Treme-treme, e a conquista de importantes centros culturais, como o Instituto Moreira Sales e o Sesc Paulista, alguns os cartões postais foram alterados. 

            No entanto, para os apaixonados por São Paulo e tudo o que é oferecido na cidade, ainda que o cenário mude, o amor e o desejo de construir histórias sob o ar paulista, continua. Quer saber mais sobre as mais importantes transformações dos últimos anos? Como amantes confessos dessa cidade, nós, do Mundo Élie, escrevemos com prazer esse texto. Por isso, continue a leitura e descubra agora como era e como ficou os principais pontos turísticos:

A famosa Avenida Paulista 

         

Lugar preferido de muita gente, a Avenida Paulista possibilita os mais diversos acontecimentos e tornou-se palco de eventos, como piqueniques e shows.


   Até mesmo quem nunca foi até a cidade de São Paulo, com certeza, já leu ou ouviu falar sobre a Avenida Paulista, responsável por ligar os bairros Paraíso e Consolação. Afinal, se alguém falar que essa é a avenida mais famosa do Brasil, pode acreditar!

            Projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, essa avenida, que foi inaugurada em 1891, desde o início abriga os mais renomados centros comerciais da cidade e recebe pessoas dos quatro cantos do mundo para os eventos e apresentações que acontecem na localidade. 

            Como está a avenida: Diante de intenso fluxo de pessoas e veículos na região, alterações foram fundamentais para garantir o bom funcionamento da Avenida Paulista. Confira agora as principais:

•          Há cinco anos, por exemplo, faixas exclusivas para o transitar dos ônibus ainda eram projetos e só ganharam espaço mesmo no ano de 2013, facilitando assim o percorrer desses veículos. 

•          A fim de economizar combustível, otimizar o tempo e também praticar exercícios físicos, muitos moradores de São Paulo utilizam as ciclovias para se deslocarem de casa até o trabalho ou então por lazer mesmo. 

Para esses, os investimentos nas ciclovias foram os melhores acontecimentos, assim como a opção de alugar bicicletas e patinetes por aplicativos.

•          Outra novidade que encantou todo o povo paulista envolve a criação das chamadas ruas abertas, que ao liberarem o espaço somente para pedestres, facilitaram e fomentaram a integração entre as pessoas nas manhãs e tardes dos domingos.

•          Construção de novos centros culturais importantíssimos para resgatar a história da região, como a Japan House, o Instituto Moreira Salles, o Sesc Paulista e o Centro Cultural Coreano. 

•          O novo espaço do Sesc Parque Dom Pedro II foi projetado e construído no terreno onde ficavam dois edifícios famosos que foram demolidos, em frente ao conhecido Mercado Municipal, e embora as etapas estejam previstas para conclusão ainda no próximo ano, muitas atividades já são realizadas no local.

Calçadão Sete de Abril


Se antes mesmo do início das obras de revitalização, esse famoso calçadão já é ponto turístico, após a finalização das obras, a promessa é que seja ainda mais escolhido como cenário fotográfico.

            
Segundo os mais antigos registros, a Rua Sete de Abril já foi palco de importantes espaços e prédios da história paulista, como Diários Associados e Masp, portanto, é claro que os novos projetos deveriam resgatar essa relevância local, não é?

            O que mudou nessa região então foi a idealização de um novo calçadão, que foi entregue já pronto para o acesso em setembro do ano de 2016. 

Vale do Anhangabaú 

           

Por abrigar tantos pontos importantes para a cidade e sua história, essa região recebe milhares de pessoas diariamente e, segundo dizem, as mudanças futuras serão capazes de encantar todas as pessoas.

 Também famosa na cidade e alvo dos moradores e visitantes, a região do Vale do Anhangabaú, que abrange o centro paulista entre os Viadutos do Chá e Santa Efigênia também é imponente no município, afinal, é onde fica a prefeitura de São Paulo, o Teatro Municipal e a central dos Correios.

            E com tantos motivos para ser o local queridinho de muitos, é claro que reformas foram feitas nesses últimos anos. No ano passado, por exemplo, as obras de requalificação da região foram orçadas em aproximadamente R$80 milhões.

            Ainda conforme as diretrizes desse projeto, quando finalizado, um fonte, que emergirá água de 850 pontos diferentes, promete ser a atração principal entre os diversos cafés, floriculturas e quiosques, que também estão em construção.

É ou não uma cidade que caminha conforme os pedidos do seu povo e do novo tempo? E olha que falamos somente de alguns atrativos de São Paulo! Ainda há muito mais para conhecer, admirar e viver nessa região, que está sempre pronta para receber mais um (a). 

Anote aí: motivos é o que não falta para incluir São Paulo como seu próximo destino de viagem! Aproveite os dias de descanso e explore todos esses quilômetros de história paulista, característica que, sem dúvidas, agrada até as pessoas mais exigentes.
Mas não se esqueça de escolher um calçado Élie para te acompanhar nessa viagem, afinal, tudo fica ainda melhor quando conforto, praticidade e estilo fazem parte do roteiro, não é mesmo? Outra opção capaz de agregar nesse passeio até São Paulo é escolher uma de nossas mochilas e bolsas para transportar todas as suas compras, pois, caso não saiba, a cidade das oportunidades também é conhecida como a cidade das compras e o que não falta é produto para encantar os seus olhos!