Que um par de sapatos pode revelar muito sobre o estilo e a personalidade de um homem, todo mundo sabe. Mas, você já imaginou quanta história existe desde a criação dos primeiros modelos?

O que há por trás de toda a produção dos mais diversos calçados exibidos nas vitrines espalhadas pelo país? Quem são os responsáveis pela fabricação dos mais belos modelos? Por que o Dia do Sapateiro é comemorado hoje, 25 de outubro? Quais as razões que fizeram da querida e acolhedora cidade paulista, Franca, ser nomeada a capital do calçado?

Nossa! São muitas perguntas, não acha? Mas calma que esse texto foi preparado exatamente para isso: compartilhar todo o nosso saber com você amigo, cliente e leitor.

No entanto, ainda que nossas respostas sejam completas e esclarecedoras, as histórias são tão encantadoras que, ao final desse texto, temos certeza que o seu desejo será pesquisar mais e mais sobre o universo dos calçados. Pronto para dar o primeiro passo em busca do conhecimento? Continue a leitura e avance um espaço após cada tópico concluído:

Quem são os responsáveis?

Engana-se quem pensa que produzir um calçado é tarefa simples. Diante de tantas etapas e processos, todo o cuidado e atenção na linha de produção de um calçado, parece pouco; afinal, a responsabilidade de finalizar um produto indispensável para o dia a dia do ser humano é muita.

Lado a lado à exigência de observar todos os detalhes e ao minucioso trabalho manual, os sapateiros são os profissionais responsáveis por projetar os companheiros fiéis dos nossos pés. Cá entre nós, é preciso muita habilidade, criatividade, conhecimento, persistência, força e boa vontade para concretizar tudo o que os seus pés precisam, concorda?

Por esse motivo (e todos os outros), valorizar esses profissionais é a atitude correta. Já imaginou o que seria do seu caminhar se não fossem as mãos exatas desses fiéis sapateiros? Reconhecê-los é o mínimo a ser feito!

Atentos aos mínimos detalhes, os sapateiros são os responsáveis por embelezar os calçados.

Por que a profissão é celebrada hoje?

Para muitos, os sapateiros são verdadeiros mágicos. Para outros, não há valor que pague o trabalho feito por eles. Entretanto, segundo consta nas pesquisas, o motivo para que o Dia do Sapateiro seja comemorado hoje está longe dos palcos de mágicas e dos valores financeiros.

Sabe-se que essa é uma das mais antigas profissões reconhecidas no mundo, sendo assim, a origem dessa data também aconteceu há muitos e muitos anos, quando os padroeiros dos sapateiros, São Crispim e São Crispiniano ainda escreviam suas histórias.

Na época, de acordo com os fiéis e estudiosos, a dupla de irmãos citada acima dividia o tempo entre pregar o cristianismo pelas ruas de Soissons, uma cidade da França, e vender calçados para garantir o sustento.

Ainda conforme conta a biografia dos irmãos, ambos foram assassinatos por subordinado do imperador que, com base nas tradições e crenças da época, perseguia os cristãos. Porém, com feitos tão significativos relacionados ao setor calçadista, sobra motivos para que a dupla tenha sido eternizada no coração popular e a data escolhida para homenagear esses artesãos sapateiros seja a mesma em que se comemora o dia dos seus padroeiros.

Criatividade, persistencia e exatidão nos processos são pilares que norteam os bons artesãos.

Existe mesmo uma capital dos calçados?

Entre o seu povo receptivo, seu clima agradável e sua culinária de dar água na boca, a cidade de Franca, localizada no interior de São Paulo, além de ser nosso lar, também é conhecida também como a Capital Nacional do Calçado.

Para nós, do Mundo Élie, escrever esse tópico é ainda mais especial, pois estamos exatamente aqui, nessa terrinha tão adorada pelos seus moradores e visitantes.

Você já esteve aqui? Se não, acima tentamos, por meio de palavras, descrever a maior produtora de calçados masculinos do país e da América Latina. Parece o local perfeito só de imaginar, não parece? E acredite: é!

Franca tem o tal “interior na capital” que ninguém explica – uma mistura de simplicidade com o máximo de tecnologia, entende? E é esse o segredo de tanto sucesso no setor calçadista: trabalhar como se estivesse em casa, sempre a fim de produzir o melhor produto final ao cliente que, aliás, nunca é só mais um mero comprador.

Conforto, qualidade, inovação e estilo são quatro características indispensáveis ao produzir e descrever um produto Élie e, todo esse pilar de produção, aprendemos aqui, na cidade que nos abriga e com seus qualificados sapateiros.

Diante de tanta gente competente e produto bom, com o passar dos anos, Franca acumulou conquistas relacionadas ao setor: ainda em outubro de 1997, o município inaugurou o Shopping do Calçado de Franca, um espaço físico ideal para quem deseja encontrar variedade e comodidade em um só lugar.

Já em 2012, cientes que ninguém mais ousava falar de Franca sem citar os calçados aqui produzidos, finalmente o município recebeu o selo oficial de capital nacional do calçado masculino produzido com couro.

Entre empresas de todos os tamanhos e demandas, a economia da cidade gira em torno da área calçadista e milhares de calçados francanos são exportados diariamente.

Reconhecidos nos quatro cantos do país e destaques entre os produtos francanos, os modelos Élie, com certeza, contribuem para que Franca continue no topo da lista e alcance cada vez mais títulos e conquistas.

Por fim, precisamos ressaltar somente um adendo: para nós, é uma honra inexplicável conviver e trabalhar com os melhores do mercado calçadista francano.

Com motivos concretos e produtos de qualidade, a marca Élie é destaque na capital do calçado.

Viu só como existe muito além do que é exibido nos catálogos das coleções que chegam até suas mãos? A arte de fabricar o melhor calçado é uma atividade que somente os bons artesãos conseguem exercer com maestria.

Por isso, com o coração repleto de agradecimento, parabenizamos todos pelo Dia do Sapateiro – em especial, aqueles que são responsáveis pelo excelente trabalho manual dedicado aos nossos produtos, afinal, se estamos onde estamos e vendemos sonhos junto às nossas coleções, é graças à cada um deles. Muito obrigado! E não esqueçam-se: suas mãos são tão poderosas que concretizam o Élie responsável por trilhar o caminho dos mais diversos amigos clientes que temos, isso mais ninguém é capaz de fazer. Parabéns!