Bem mais que a paixão pelo barulho do motor e pela sensação de liberdade que as aventuras em cima de duas rodas proporcionam, para os apaixonados por motos, o meio de transporte guia tanto os caminhos percorridos quanto a própria vida.

E diante de tanta influência e poder, é claro que o dia de hoje, o Dia do Motociclista, não pode passar em branco e deve ser devidamente comemorado, não é? E foi esse o intuito de Rogério Gonçalves, proprietário de uma concessionária paulista e responsável pela fixação dessa data quando, a fim de homenagear o inesquecível Marcus Bernardi, que, infelizmente, faleceu há 45 anos, no dia de hoje.

Afinal, seja aquele inscrito na ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas) que pilota profissionalmente ou apenas por hobbie, todos recordam do saudoso motociclista e mecânico citado acima e, boas histórias é o que não falta ao lado da companheira motorizada e dos demais amigos que compartilham o mesmo amor e estilo de vida.

Só no Brasil, mais de 13 milhões de motos circulam diariamente pelas cidades do país, comportamento numérico que, com certeza, é multiplicado quando considerado o número de pessoas que sentem o coração bater mais forte ao ouvir o “ronco do motor”. Entre liberdade, adrenalina e prazer, outras tantas emoções são sentidas com o vento tocando o rosto, em cima de uma moto.

No Brasil, há mais de 13 milhões de motos utilizadas como meio de transporte e transformadas na paixão dos seus donos.

No entanto, há alguns anos, frente ao expressivo número de motos nas regiões nacionais, o mau comportamento de alguns tornou-se o foco principal dos meios de comunicação, que passaram a exibir, com frequência, as atitudes consideradas inapropriadas cometidas pelos “motoqueiros”.

Por ser divulgado assim, o termo “motoqueiro” ainda hoje é interpretado de forma errônea por algumas pessoas e considerado pejorativo por vezes. Mas, quem conhece de fato os verdadeiros motoqueiros, sabe muito bem que o único “lado obscuro” que possuem são as roupas pretas que costumam utilizar.

No mais, os motoristas são motivados e guiados pelas leis de trânsito e sociais – como prova, basta pesquisar os diversos grupos sociais formados pelos mesmos que, a fim de contribuir da maneira que podem, buscam construir um cenário melhor na cidade ou no bairro que mora.

Então, longe dessa realidade distorcida e treinados para contortas os mais complexos obstáculos que encontram pelo caminho, os apaixonados por motos aprenderam a driblar também o preconceito e seguem firmes com as mãos no guidão e o coração tranquilo.


Os motociclistas seguem firmes com as mãos no guidão e o corações tranquilos.

Especialistas em superar os próprios limites, para os motociclistas, ou motoqueiros, o tão comemorado Dia do Motociclista ser reconhecido é uma significativa conquista e comprovação de que não há caminho mais certo que o da paixão.

Sendo assim, entre as mais variadas programações possíveis, pesquisamos e listamos três rotas incríveis para reunir os amigos motoqueiros, fazer as malas e se aventurar! Anote aí:

Conheça agora algumas opções de rota para fazer ao lado de sua companheira inseparável e aqueles que dividem o mesmo amor por ela.

1.Chapada Diamantina – Bahia

Com paisagens de tirar o fôlego, esse é um dos destinos mais escolhidos pelos amantes de moto quando é preciso colocar os pés na estrada. Entre as mais deslumbrantes e desafiadoras trilhas, o ideal é pesquisar qual combine mais com o seu perfil antes da viagem, afinal, há opções para atender todos os gostos!

2.Pedra do Sino – Rio de Janeiro

Quem já foi, garante que existem segredos surpreendentes nos 11 quilômetros que formam o famoso trajeto. O local está no interior da Serra dos Órgãos e os grupos turísticos podem apreciar os mais diversos cartões postais cariocas durante o percurso.

3.São Sebastião das Águas Claras – Minas Gerais

Comprovando o conhecido ditado de que quem conhece Minas Gerais, não esquece jamais, essa alternativa de rota aparece com frequência entre as primeiras opções dos motoqueiros. O passeio é capaz de retratar fielmente as mais conhecidas belezas mineiras presentes na região de Belo Horizonte e suas cidades vizinhas.

Viu só como é possível explorar e se encantar aqui mesmo, no Brasil? Conhece alguma outra opção de trilha? Se sim, conte para nós nos espaços reservados para os comentários e permita que nossos leitores também saibam!

Por fim, o que desejamos aos integrantes dos motos clubes, independente de qual for a opção escolhida para comemorar esse dia ou qualquer outro é que cada minuto guiando uma moto seja especial, divertido, acolhedor e marcante, pois são essas as sensações que encontramos ao lado de vocês. Parabéns, motoqueiros, temos muito o que aprender com cada um de vocês!