Mini Adega: o espaço indispensável para os amantes do bom vinho

Assim como o time dos apaixonados por vinho, a lista de acessórios necessários para sua correta degustação, como saca rolhas, taças Bordeaux, Borgonha e Flutes, cresce a cada dia. No entanto, para eliminar os contratempos e garantir que o momento seja ainda mais prazeroso, ter uma adega em casa é a opção mais viável para encontrar tudo o que você gosta em um só lugar.  

E ao contrário do que muitos ainda pensam, ter esse belo local para relaxar e receber amigos, pode ser simples e fácil. Não acredita que esse espaço pode ser planejado em ambientes menores? Pois saiba que, há anos, o privilégio de ter uma adega deixou de ser apenas dos donos de grandes casas ou apartamentos.

 Afinal, diante da ausência de padrões e regras para a construção, se o seu espaço for reduzido, basta encontrar um profissional capacitado, deixar a imaginação fluir e instalar sua mini adega embaixo da escada, naquele vão estrutural que existe na sua cozinha ou em qualquer outro local que você acredite ser versátil.

Explicando assim, parece até um sonho, não é mesmo? Mas não é! Anote aí as principais dicas para montar sua mini adega, encantar os olhos de todos os seus convidados e descobrir porque esse espaço é capaz de conquistar muito além do sabor e do paladar das bebidas que abriga:

Há anos, o privilégio de ter uma adega deixou de ser apenas dos donos de grandes casas ou apartamentos.
  1. Avalie todos os possíveis espaços

Sabe aquela parede vazia próximo ao seu bar? Ela pode ganhar vida e função caso seja o local escolhido para instalar a sua mini adega. Ou então, caso prefira aquele cantinho livre no canto da sala, ótimo também!

O primeiro passo antes de transformar o seu sonho de ter a adega perfeita em realidade é avaliar todos os espaços disponíveis em sua residência e identificar o seu preferido.

2. Encontre um profissional que retrate sua personalidade

Diante do seu poder de exibir fielmente a personalidade, o estilo de vida, o jeito de ser e os princípios do dono da casa, há anos, o projeto de decoração deixou de ser considerado artigo de luxo.

Indispensável para valorizar os pontos mais fortes e minimizar as chances de erro nas etapas de construção, uma dica valiosa é encontrar um profissional de confiança para que a sua mini adega torne-se realmente o seu novo espaço preferido.

3. Busque alternativas que caibam no seu orçamento

Outra boa notícia é que não é preciso extrapolar o orçamento para construir uma mini adega bonita, aconchegante e útil. Quer um exemplo prático? Já ouviu falar sobre as técnicas de customização?

Caso desconheça, nós, integrantes do Mundo Élie temos o prazer de te explicar: customizar nada mais é que adaptar, transformar, adequar, um objeto ou um espaço ao gosto e necessidade de alguém.

Sendo assim, além de estar super na moda em diversos nichos, essa personalização também pode ser utilizada na construção da sua mini adega! Para isso, separe um painel de madeira, um móvel antigo ou uma estante da sua avó que já não é mais usada e deixe a imaginação comandar…

4. Certifique as condições de temperatura e luz do local

Após todas as etapas anteriores finalizadas, chegou a hora de avaliar as condições de temperatura e luz presentes no local escolhido para fixar sua adega. Caso não sejam estudados com cuidado e atenção, esses fatores podem danificar toda a sua coleção de bebidas e temos certeza que isso não é o que você quer.

Então, para que o melhor da bebida seja preservado, assim como suas características originais e durabilidade, garanta que as condições sejam as ideais.

5. Estude sobre o armazenamento correto

Quando o assunto é como armazenar as bebidas na adega, um turbilhão de dúvidas pode surgir. Porém, dicas simples são capazes de afastar o desespero e toda confusão, anote aí a primeira: a posição ideal para guardar suas garrafas é a horizontal.

Não sabe o motivo? Após nossos estudos, concluímos que, quando na vertical, a rolha da garrafa pode ressacar e permitir que o ar entre na garrafa e, caso isso aconteça, a tão almejada bebida sofrerá processo de oxidação. Então, não esqueça de sempre permitir que a bebida esteja em contato com a rolha!


Lembre-se sempre: a posição ideal para guardar suas garrafas é a horizontal.

Já entre as alternativas para armazenar a coleção que sua mini adega receberá, os engradados de madeira, pallets, telhas cerâmicas, vergalhão de construção e blocos e cimentos, aparecem nas primeiras posições de sustentáveis. Outro ponto positivo dos itens citados acima é que são fáceis de serem encontrados, além de representarem um baixo custo quando comparados aos outros modelos.

E agora que você já sabe as cinco principais dicas para montar sua mini adega, que tal aproveitar a era digital e desvendar ainda mais o delicioso universo dos vinhos? Vivino, Hello Vino, Taxa de Rolha e Vinifera, são aplicativos indispensáveis, segundos os enófilos usuários, assim como os clubes de assinatura Vinitude, Vinvm e Winet Club.

Com tantos elogios e avaliações positivas, vale a pena clicar e conhecer esses que lideram as posições das pesquisas quando o assunto é o que não pode faltar no celular de um amante do vinho, e transbordam avaliações, informações, valores, comparações, notas de degustação e sugestões de pratos para a harmonização correta, não acha? Permita-se e depois conte para nós a sua experiência, vamos adorar saber!

« »