Cheio de curvas, moderno e atraente. Quem percorre os corredores do Edifício Copan, sabe que não está visitando qualquer prédio em São Paulo.
Criado em 1951 por Oscar Niemeyer, um dos pioneiros no desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil, o Copan foi construído em comemoração ao IV Centenário de São Paulo, projeto que só foi entregue no ano de 1966.
Inspirado no Rockfeller Center, um dos prédios mais famosos de Nova York, o edifício localizado na Avenida Ipiranga, tornou-se, aos poucos, símbolo da arquitetura moderna, em uma época de alto crescimento da metrópole.
Curiosidade: Oscar Niemeyer formou-se em 1934 em engenharia arquitetônica na Escola Belas Artes do Rio de Janeiro.
Por conta dos 110 anos do seu nascimento, a Pinakotheke Cultural do Rio de Janeiro realizou, em dezembro de 2018, a exposição Oscar Niemeyer, que revelou outros dotes artísticos do arquiteto como desenhos, pinturas e, até mesmo, a composição de um samba.
Arquitetura emblemática
O Copan não é apenas um dos edifícios mais emblemáticos da capital paulista. Além de sua beleza arquitetônica, o projeto possui a maior estrutura de concreto do país. São aproximadamente 115 metros de altura, divididos entre 32 andares e 22 elevadores que completam o espaço.
Falando de arquitetura, suas famosas curvas não servem apenas para completar o cenário das ruas paulistanas. Para Niemeyer, a proposta sempre foi eliminar os ângulos retos que são comuns na maior parte dos prédios do mundo. A escolha das linhas sinuosas também foi estratégia para proporcionar um formato capaz de deixar a paisagem mais elevada, já que construções retas não atraem tantos olhares, segundo a opinião do arquiteto.
Ao todo, mais de cinco mil pessoas estão hospedadas no Edifício Copan. Sua infraestrutura também acolheu diversos estabelecimentos comerciais, entre eles restaurantes e cafeterias que dividem espaço com importantes marcas, como a Galeria Pivô, o Eco Mercato, o bar de drinques Fel, entre outros incríveis pontos de encontro. Atualmente, o lugar é comparado a uma pequena cidade dentro de São Paulo.
Campanha Élie Outono Inverno 2019
Não foi por acaso que escolhemos esse fascinante prédio para a gravação da campanha Élie Outono/Inverno 2019. Além da paisagem urbana, vista do terceiro andar, temos como cenário o segundo maior prédio de São Paulo, o Edifício Itália, localizado em frente ao Copan, também na Avenida Ipiranga.
Terraço Itália
Também chamado de Circolo Italiano, o prédio com estrutura verticalizada, é considerado patrimônio histórico no país. Além de sua arquitetura inovadora, o restaurante Terraço Itália, localizado no 41º andar, é um dos seus destaques.
Especialista em comida italiana, o espaço oferece ambiente acolhedor à luz de velas, com um cardápio requintado e surpreendente. Não é à toa que pessoas do país todo visitam este local em busca de novas experiências para o paladar.
E você? Já visitou o Edifício Copan ou o Terraço Itália? Como observou, não faltam motivos para você conhecer esses adoráveis prédios tão conhecidos em São Paulo. Contudo, antes de organizar sua visita, confira os principais cliques da nossa campanha em volta desse cenário contemporâneo!