O Dia Mundial Sem Carro, originalmente conhecido como “World Car Free Day” – em inglês surgiu com o propósito de conscientizar a população mundial sobre a necessidade de transformar os formatos de mobilidade urbana.
A data foi criada na França, em 1997, quando um grupo de ativistas resolveu agir para diminuir os problemas causados pelo uso do carro, como aumento da poluição, utilização de recursos para combustíveis e o trânsito caótico.
Siga com a leitura e saiba mais sobre a importância do projeto no artigo que nós, do Blog da Élie, preparamos para você.
A adesão do Dia Mundial Sem Carro
A iniciativa de deixar o carro em casa e utilizar alternativas de transportes menos danosas ao meio ambiente foi tão bem aceita que, já nos anos 2000, mais de 700 cidades europeias aderiram ao Dia Mundial Sem Carro.
Desde então, a data é celebrada anualmente, no dia 22 de setembro.
No Brasil, as atividades foram adotadas a partir de 2001 em 11 cidades das mais diversas regiões como Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Piracicaba, Vitória, Belém, Cuiabá, Goiânia, Belo Horizonte, Joinville e São Luís.
Em São Paulo, a maior metrópole brasileira, a adoção das ações começou a ocorrer em 2003, mas, apenas em 2005 os eventos passaram a ter apoio de secretarias municipais.
O foco do Dia Mundial Sem Carro
Cicloativismo, mobilidade ativa e caminhabilidade são os principais focos do Dia Mundial Sem Carro, data que, anualmente, ganha novos eventos de estímulo à reflexão sobre uso de transporte coletivo e alternativas ao deslocamento individual.
O mau uso do automóvel
O automóvel é uma invenção maravilhosa. Com um veículo motorizado, é possível se locomover com facilidade e carregar centenas de vezes o que conseguiríamos carregar com as mãos.
Mas, o problema começa a surgir quando percebemos que a maioria dos motoristas não tem a mínima restrição de mobilidade e, principalmente, de coletividade.
Além disso, também é preciso citar os inúmeros prejuízos causados ao meio ambiente, como poluição do ar e das águas, consumo exagerado de recursos naturais, impermeabilização do solo e aumento da temperatura das cidades.
Como aderir?
O Dia Mundial Sem Carro é uma oportunidade para vivenciar a mobilidade da sua cidade de uma outra forma.
Transporte público, caronas solidárias, bicicletas e, até mesmo caminhadas, são opções saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente, com a sua saúde e com a locomoção urbana de forma geral.
Por isso, se você utiliza seu automóvel diariamente, faça um desafio a si mesmo no mês de setembro e descubra se é capaz de passar um único dia útil no ano sem carro. Além disso, também é válido consultar a programação da sua cidade ou região e participar de eventos voltados à causa.
Nós da Élie apoiamos o Dia Mundial Sem Carro e reconhecemos a importância da data para repensarmos o modo como nos deslocamos no dia a dia.
E você, pretende aderir? Conte para a gente nos comentários!