Conheça a história de um Miura 1981

O “esportivo mais desejado do Brasil” foi originado quando os sócios gaúchos Aldo Besson e Itelmar Gobbi decidiram produzir um esportivo nacional com desenho marcante e acabamento refinado. Então, os gaúchos apresentaram o primeiro Miura, o Sport, em 1977.

A sofisticação tinha seu preço: o básico custava mais que o Alfa Romeo 2300 e pouco menos que o Dodge Charger.

O foco era a exclusividade. Em dois anos, a produção saltou de seis unidades mensais para 25. A espera era de oito meses e, em 1980, começaram as exportações: a produção chegou a 360 unidades, quase um por dia.

Ao longo dos seus 15 anos, o Miura passou por várias reestilizações e versões.

Com a reabertura do mercado de importados, no começo dos anos 90, as consolidadas marcas japonesas, americanas e europeias estrearam modelos muito atrativos, de preços mais acessíveis, que acabaram conquistando os brasileiros.

A história do Miura se encerrava, então, em 92, como o ‘fora de série” de maior sucesso no país. Suas versões inesquecíveis permanecem até hoje em ruas e garagens de várias partes do país.

Selecionamos a história de um apaixonado pelo Miura 1981, para contar como o “fora de série” se mantém vivo e no coração dos apaixonados por carros.

Vicente Cardinale, 57 anos, engenheiro e apaixonado pelo Miura.

Sua história se iniciou em 1985, quando recém-formado conseguiu comprar o seu primeiro Miura 79, uma versão bem diferente do seu atual Miura 1981.

Com o passar dos anos e melhores condições de vida, teve várias versões do carro, mas um 81 ainda era seu grande sonho. Vicente se desfez dos outros carros, mas há 18 anos se deparou com a sua verdadeira paixão.

Em um dia comum, vi um homem com um Miura original, porém completamente danificado, pedindo ajuda pois o carro não estava funcionando”, declara Vicente.

O engenheiro ajudou o atual proprietário e foi informado que o carro estava à venda. Sem pensar muito, fez uma proposta e conquistou definitivamente o seu Miura 1981.

O veículo estava em péssimas condições, mas a carroceria e fibra perfeitas. Passou por vários profissionais do ramo, e com muito capricho, foi feita uma reforma geral. O Miura 1981 ganhou um novo desenho, com acabamento e pintura impecáveis. Hoje possui 240 cavalos de potência e pintura da linha PPG com 12 camadas de tinta.

Cardinale mantém sua “máquina” com muito carinho, deixando-a protegida com capa própria contra poeira, sol e chuva em uma garagem coberta e com as revisões em dia. É um carro único, então o cuidado para preservá-lo é bem grande.

Mesmo que seja um carro antigo, verificar o óleo e mantê-lo limpo é mais que necessário para a preservação do veículo”, aconselha o engenheiro.

Atualmente o Miura 1981 do Vicente Cardinale se tornou um veículo muito assediado em exposições e por onde passa.

Realmente a paixão não tem idade e nem hora para acontecer. De todos os veículos que Cardinale teve, ele se apaixonou e encontrou o carro dos seus sonhos, ou foi o Miura 1981 que o encontrou?!

Agora queremos saber, qual o seu carro dos sonhos?

Fonte:

http://blog.carlider.com.br/2016/08/19/miura/

https://www.flatout.com.br/project-cars-483-historia-do-nosso-miura-sport-1980/

https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-miura-mts/

« »