Enquanto para alguns, degustar uma taça de vinho é tradição somente durante os momentos mais especiais, para outros, não é preciso data, horário e nem mesmo motivo para escolher uma garrafa na adega e fazer com que simples instantes sejam transformados em histórias inesquecíveis.

                Mas, longe dessa distinção entre os amantes do vinho, existe uma constatação que todos já observaram e reforçam por ai: quando a temperatura exibida nos termômetros cai, não há nada melhor do que apreciar essa bebida.

                Você concorda com essa afirmação? Acredita que o vinho fica ainda mais saboroso nos dias frios? Sabe quais são os melhores rótulos de vinho para servir nos encontros românticos, nas reuniões familiares, presentear um colega do trabalho ou tomar enquanto curte a sua própria companhia?

                Bom, se a sua resposta foi não para uma ou mais das perguntas acima, saiba que você precisa conhecer mais sobre essa conhecida bebida, principalmente nessa época do ano, período em que o inverno já deu sinais e facilitou a harmonização desse líquido com os pratos típicos da estação. Continue atento (a) nessa leitura e desvende os segredos do melhor amigo do homem, o vinho:

Por que escolher vinho como a bebida dos dias frios

Além de todas as boas sensações que o vinho produz, essa bebida aquece o corpo e esse é um dos motivos do seu consumo aumentar nos dias mais frios.

                Qual o seu prato preferido para os dias mais frios? Sopas, massas, caldos, boeuf bourguignon, risotos, pizzas, bacalhau, foie gras, suflês, fondues, queijos, cassoulet ou algum outro?

                Seja qual for a sua escolha de refeição para garantir energia e manter o corpo aquecido quando o frio chega, não há como questionar a harmonia que existe entre uma garrafa de vinho e as opções gastronômicas do inverno.

                Nas últimas semanas, a temperatura exibida nos termômetros das mais diversas regiões do Brasil caiu significativamente, cenário que, somado a recomendação de permanecer em casa para conter a propagação do Covid-19, o Coronavírus, registrou aumento na venda de vinhos nos estabelecimentos comerciais e e-commerce.

                Diante desses números, o que se pode perceber é que, cada vez mais, os brasileiros se dão conta dos benefícios do vinho e abandonam aquela velha história de que no Brasil, a bebida alcoólica preferida é a cerveja – que também é saborosa, tem os seus benefícios e pode ser consumida em qualquer época do ano, mas, cá entre nós, na maioria das vezes, combina mais com um churrasco em um dia quente, depois do futebol de verão com os amigos ou enquanto saboreia-se um porção de peixes na beira do mar, não é?

                Já o vinho, além de parecer ter sido criado para o inverno e combinar perfeitamente o seu gosto no paladar juntos aos pratos tradicionais do inverno, oferece desde benefícios comprovados para a saúde dos seus consumidores, como fortalecimento do sistema imunológico, melhora nas condições do coração e ajuda no condicionamento físico, até sensação de aquecimento do corpo – caso você não saiba, essa última característica deve ao fato de que o vinho, assim como as demais bebidas com álcool em suas composições, age diretamente como vasodilatador, o que significado que causa um aumento no diâmetro dos vasos sanguíneos e facilita o correr do sangue nas artérias, alterações que provam perda de calor e aquece a periferia do corpo.

                É ou não o conjunto perfeito para não sofrer com o frio e adotar essa estação como a sua preferida de uma vez por todas? É claro que sim!

Então, aproveite para continuar a leitura e descobrir quais as vinícolas que você precisa conhecer para aguçar ainda mais a sua paixão por vinhos e, claro, anote os melhores rótulos de vinhos do Brasil para apreciar o mais rápido possível.

Seis produções brasileiras que você precisa conhecer

Conhecer uma vinícola e apreciar os vinhos produzidos nesses locais é uma das atividades mais apreciadas pelos amantes do vinho.

                Foi-se o tempo em que as pessoas precisavam deixar o Brasil para conhecer famosas adegas e vinícolas. Hoje, caso o desejo da viagem seja degustar renomados rótulos de vinho, existem diversos endereços perfeitos para proporcionar essa experiencia e agradar até mesmo os mais exigentes enólogos, sommeliers e enófilos.

                Confira agora a lista com seis opções que são sinônimos de qualidade e sabor e, com certeza, precisam fazer parte da sua rota do vinho:

Vinícola TerraNova

                Localizada no conhecido e exuberante Vale do São Francisco, essa vinícola, que tem a sua produção destinada aos exemplares de espumantes, vinhos frutados e jovens e suco de uva integral, foi construída em uma região que proporciona sempre algo a mais para os seus visitantes.

                Além de conhecer os vinhedos e saborear as bebidas produzidas no local, quem escolhe essa vinícola pode realizar o sonho de muitos turistas e conhecer um pouco mais sobre a redondeza do Rio São Francisco, que oferece cenário belezas naturais maravilhosas para compor lindos fundos fotográficos e ficar eternizado na memória dos mesmos.

                O endereço desse paraíso é: BR 235 km 40, em Santana da Sobrado no Vale do São Francisco, anote aí para conferir quando as viagens forem retomadas.

Adega Terra do Vinho

                Se você mora em São Paulo ou está de passeio pela região paulista, precisa conhecer mais sobre a chamada Rota dos Vinhos de São Paulo, programação que inclui, entre as demais opções, a tradicional Adega Terra do Vinho.

                Considerada uma das adegas mais famosas e visitadas do país, essa alternativa está em funcionamento desde o ano de 1966, quando a família Oliveiro Santos decidiu iniciar a produção dos vinhos ainda na região de São Roque.

                Além de deixar as suas portas abertas para visitação durante os sete dias da semana, essa adega apresenta características capazes de fidelizar os amantes de vinho mais exigentes, como atendimento especial e exclusivo e inúmeras opções de vinhos frios, finos e de mesa.

Vinícola Rio Sol

                Com o sua produção nas terras de Lagoa Grande, em Pernambuco, a vinícola Rio Sol também precisa estar nessa lista com as melhores do país, afinal, faz parte da região nordeste, que é conhecida por suas famosas e incríveis plantações de uvas e fabricações de vinhos.

                Quem passar pelo local, além de degustar bons rótulos de vinho, pode aproveitar para apreciar a paisagem do Vale São Francisco. É ou não uma ótima opção para descansar da agitada rotina profissional na sua próxima viagem? Não há como negar, concorda?

Vinícola Marchese Di Ivrea

                Talvez você não saiba, mas existe aqui pertinho de sua instalação uma das mais famosas vinícolas brasileiras, a conceituada vinícola Marchese Di Ivrea, Localizada a poucos quilômetros de nossa cidade atual, Franca – São Paulo, essa vinícola fica no município de Ituverava – São Paulo e pode ser a melhor opção para você que compartilha das belezas dessa região conosco, integrantes do Mundo Élie.

                Embora tenha registrado uma produção pequena e inferior as demais vinícolas já citadas, essa alternativa é perfeita para quem procura um lugar acolhedor e tranquilo para saborear cada gole de um bom vinho.

                Um diferencial dessa vinícola é que apresenta um sistema de visitação muito interessante, pois inclui desde passeios nos parreirais de uvas viníferas e de mesa, até a possibilidade de conhecer os alambiques de grappa e, finalmente, degustar os rótulos produzidos no local com orientações especiais sobre harmonização e modo de consumo.

Casa Geraldo

                Quando o assunto é comida boa, os mineiros sempre aparecem com pratos deliciosos na lista, não é mesmo? No entanto, engana-se quem pensa que a mineirada só sabe usar os seus dotes culinários para a produção de alimentos. Existem bons vinhos também nessa região acolhedora e a conhecida Casa Geraldo pode comprovar.

                Localizada no sul do estado, mais precisamente na cidade de Andradas, a Casa Geraldo é apontada como a vinícola pioneira na produção das uvas vitis vinífera e, segundo consta em sua história, há um diferencial secreto nessa produção local: o amor passado de geração para geração.

                Com visitações diárias e uma elogiada degustação dos vinhos produzidos no local, quem já foi garante que a única tarefa difícil é escolher apenas uma garrafa para comprar e lavar para casa.           

Miolo

                Entre as casas de vinhos mais conhecidas e visitadas do país está também a chamada Miolo, que tem como palco a cidade de Bento Gonçalves, pertencente ao estado do Rio Grande do Sul.

Essa vinícola que integra a fama da produção gaúcha de vinhos, conta também com um fábrica de vinho, um aconchegante restaurante e um amplo hotel faz parte de um projeto inovador que foi idealizado a fim de proporcionar experiencias únicas ao visitante, que vivencia muito mais do que os sabores inigualáveis dos vinhos produzidos no local.

Principais rótulos de vinhos para ter na adega

Se a sua intenção é sempre ter os melhores vinhos em sua adega, confira o texto abaixo para anotar as sugestões:

Para a felicidade dos apaixonados por vinhos que vivem no Brasil, uma boa notícia é que o país apresentou, nos últimos anos, uma melhora expressiva na qualidade de produção dessa bebida.

Diante de produtores competentes e até reconhecidos internacionalmente e de rótulos cada vez mais conceituados, elegantes e líderes em qualidade e excelência, os vinhos brasileiros ganharam espaço nas adegas espalhadas pelo país e na lista de preferência até dos mais exigentes consumidores.

Mas, qual o segredo para escolher um bom vinho e degustar do melhor líquido? Será que você sabe comprar a melhor opção para consumir sozinho (a) e/ou oferecer aos seus convidados, amigos e familiares? Já possui um exemplar dos vinhos produzidos em São Paulo, Paraná ou Rio Grande do Sul, que são as regiões destaque dessa produção nacional?

Se você chegou até esse trecho do texto é porque realmente gosta de vinho e cultiva da mesma paixão que milhares de brasileiros. Então, nada mais justo do que te presentearmos com uma seleção especial dos dez melhores rótulos de vinhos brasileiros e os dez melhores rótulos de vinhos mundiais para que você tenha sempre por perto os destaques desse saboroso universo:

Os destaques nacionais

  1. Privilege Extra Brut — Peterlongo (Espumante)
  2. Leopoldina Gran Terroir Chardonnay 2017 — Casa Valduga (Branco)
  3. Elegance Branco Brut — Peterlongo (Espumante)
  4. Vista da Serra Syrah 2015 — Guaspari (Tinto)
  5. Armando Memória Touriga Nacional 2016 — Peterlongo (Tinto)
  6. Séries Moscatel — Salton (Espumante)
  7. Moscatel — Ponto Nero (Espumante)
  8. Cuvée Tradition Rosé Brut — Miolo (Espumante)
  9. Intenso Marselan 2016 — Salton (Tinto)
  10. Identidade Gran Corte 2012 — Casa Valduga (Tinto)

Os destaques pelo mundo

  1. Cabernet Sauvignon 2015, da Scarecrow (US$ 695)
  2. La Tâche Grand Cru 2000, da Domaine de La Romanée-Conti (US$ 4,5 mil)
  3. Sangiovese Toscana 2006, da Soldera (US$ 475)
  4. Sauternes 2001, da Château d’Yquem (US$ 800)
  5. Very Old Single Harvest Port 1968, da Taylor’s (US$ 250)
  6. Grands-Échezeaux Grand Cru 2011, da Domaine de La Romanée-Conti (US$ 2.999)
  7. Red 2014, d0 Viñedo Chadwick (preço não divulgado)
  8. Região: Maipo Valley (Chile)
  9. Toscana 2005, da Masseto (US$ 699)
  10. Pêra-Manca Tinto 2005, da Cartuxa (preço não divulgado)

                Anotou todas essas indicações? Já teve a honra de apreciar um desses rótulos e pode nos contar sobre como foi essa experiencia? Com certeza são bebidas fabricadas com os melhores produtos e vão agradar todos os paladares.

                Então, que tal aproveitar que o Dia dos Namorados está se aproximando e selecionar uma dessas garrafas para presentear a pessoa amada junto com um calçado e acessório Élie?

Melhor do que receber uma garrafa de um dos melhores vinhos do mundo é receber a mesma garrafa junto ao produto Élie, esse sim é o combo que todos sonham, não é? Garanta o seu e expresse o seu amor da melhor forma possível no próximo dia 12 de junho!