Campeão de vendas e o preferido de muitos homens, o modelo de calçado masculino conhecido como brogue é, sem dúvidas, a opção perfeita para quem preza os detalhes, exige qualidade e não abre mão do charme que ainda existe no clássico.
Gostou da possibilidade de unir essas três característica em um único sapato, mas não identificou ainda quais são esses modelos? Fique tranquilo (a), caso essa situação descreva a sua nesse instante, pois não é raro encontrar pessoas que já tenham comprado e usado um calçado masculino brogue, mas sem ter conhecimento do nome desse exemplar.
Para nós, do Mundo Élie, tão importante quanto conhecer as nomeações dos calçados masculinos mais procurados é saber como e onde usá-los. Sendo isso, é claro que preparamos o melhor texto para você compreender os diversos tipos de calçados brogue e aprender como incorporar esses ícones nas mais variadas ocasiões e situações do seu dia a dia:
Como reconhecer um calçado masculino brogue
Antes de seguir a leitura e anotar as nossas dicas de como combinar esse modelo de calçado, é fundamental que você saiba como reconhecer esse produto, concorda? Então, vamos lá!
Em sua definição, esse exemplar de calçado masculino traz o termo “broguing” junto ao restante de seu texto e indica sempre as perfurações e picotados inseridos ao longo do cabedal de um sapato.
Ainda está confuso visualizar esse modelo? Bom, então, talvez seja mais simples dizermos que: brogue é a forma, o acabamento, o detalhe de recortes e/ou perfurações que formam o acabamento de muitos modelos de calçados masculinos – e sim, você leu certo: muitos modelos, o que significa que, como já percebeu, não existe apenas um único exemplar de calçado masculino brogue, o que permite que tanto as botas masculinas, os calçados Derby, Loafer, Oxford e os demais possam também ser enquadrados como brogue.
Origem desse modelo
Se hoje o modelo masculino brogue é o escolhido para acompanhar e guiar os passos dos homens mais estilosos e atentos ao universo da moda masculina, há alguns anos, ter um calçado desse no guarda roupa não era sinônimo de elegância e sofisticação.
O motivo dessa alteração de cenário na linha do tempo? É que, conforme consta na história da criação desse estilo de calçado masculino, ele foi idealizado com o intuito de servir aos homens trabalhadores, mais precisamente para proteger os pés daqueles que saiam para trabalhar em locais aberto e sem proteção da chuva e água.
Nesses cenários, os modelos brogues tornaram-se os mais indicados, pois os furos e recortes que acompanhavam o cabedal serviam para drenar todo o acúmulo de água que o calçado recebia durante a jornada de trabalho e/ou o caminho de casa até o mesmo.
E cá entre nós, não é preciso pesquisar nos livros de História para lembrar como os itens utilizados pelos trabalhadores eram vistos como o oposto da elegância, não é mesmo?
No entanto, com o passar dos anos, homens que não pertenciam a classe trabalhadora das regiões da Irlanda e Escócia (identificadas como os primeiros palcos do calçado masculino brogue) fugiram as regras imaginárias e começaram a escolher o modelo brogue para os frequentes passeios e encontros em suas casas de campo – conta a história sobre a origem desse tipo de calçado masculino que esses homens tornaram-se fãs do modelo brogue porque o seu formato confeccionado com os “furinhos” era perfeito para enfrentar a lama e o barro que ilustram ainda hoje a vida rural.
Brogue e o homem moderno
Ao contrário das ilustrações acima, hoje, o homem pode, deve e quer usar o seu brogue em qualquer ambiente e situação. Longe dos benefícios iniciais e oferecidos somente aos homens do campo, esse modelo é visto e combina muito bem com os mais diversos ambientes, seja durante o trabalho no escritório, para ir assistir a palestra agendada, encontrar os amigos naquele restaurante preferido, garantir o estilo dentro de casa no trabalho home office e infinitos outros cenários.
É mesmo um calçado masculino muito versátil, concorda? Por isso é tão importante ter esse modelo entre os outros de sua coleção, pois um fato é certo: ele é capaz de embelezar até os looks mais simples.
E agora que você já conhece um pouco mais sobre a história desse exemplo queridinho do time masculino, que tal acompanhar as dicas abaixo sobre como combinar o seu brogue Élie com os looks mais usados pelos homens modernos?
Brogue com ternos
Muita gente ainda considerado o calçado masculino brogue como casual e não arrisca usá-lo em ocasiões mais formais, no entanto, alguns homens apostam nessa combinação e garantem que funciona.
Diante dessa versatilidade encantadora e irresistível, os modelos de calçados masculinos brogues também passaram a compor looks mais formais, como os dominados pelos ternos e usados por profissionais que seguem esse linha para compor o vestuário de trabalho.
O segredo para acertar nessa junção é se atentar ao design do calçado brogue, assim como analisar o material e a cor escolhida para fabricá-lo.
Brogue com calça chino
Se tem uma calça capaz de unir conforto, leveza e versatilidade é essa: a calça chino masculina. Como já até abordamos em um outro artigo aqui no Blog Mundo Élie, essas calças são para os homens o mesmo que o pretinho básico para as mulheres, ou seja, essenciais.
Além disso, devido as características de sua produção, como o material de algodão, o bolso faca frontal e a modelagem semelhante as calças sociais e de alfaiataria, são também ótimas escolhas para combinações com os calçados masculinos brogues, pois garantem ainda mais destaque aos traços da elegância.
Uma dica para deixar o look ainda mais harmônico é optar pelas cores clássicas das calças chino e dos calçados brogues – e já quanto ao restante do conjunto, vale a pena escolher uma camisa mais simples e ousar com um blazer usado com as mangas dobradas!
Brogue com calça jeans
Quem não tem ao menos uma calça jeans no seu guarda roupa? Difícil encontrar, não é? Afinal, embora não seja a peça masculina mais recomendada para os compromissos profissionais, é comum que os homens a escolham para os demais eventos anotados em sua agenda, como o encontro com os amigos no final da tarde ou para garantir a presença na missa do fim de semana.
A boa notícia para aqueles que gostam dessa peça tradicional é que também é possível combina-la com um belo calçado masculino brogue Élie e é muito fácil: para acertar e transformar essa ousada combinação em um resultado elegante e surpreendente, basta investir em um jeans com uma coloração mais escura, como o preto e o azul escuro, e dar preferencia para as peças com modelagens skinnys ou slins.
Brogue para passeio
Longe de toda a formalidade que o dia a dia exige, no momento de descontrair e deixar a diversão ser a protagonista uma boa pedida é optar por calçados masculinos brogues que trazem ousadia e atitude em seus traços, como os produzidos com couro desgastado, os vintage, os fabricados com solas coloridas, os camurças e qualquer outro com desenhos descolados e exclusivos.
Brogue para eventos formais
Como já foi dito acima, o calçado masculino brogue pode sim ser usado com ternos e trajes sociais, portanto, se há na sua programação um evento formal e você pensou em tirar o brogue do guarda roupa, saiba que pode ser uma ótima escolha!
No geral, o calçado brogue preto combina com todos os estilos e tipos de roupas sociais masculinas, o que significa que farão sucesso com ternos fabricados com tons de cinza, grafite, marinho, preto ou qualquer outra cor, assim como com smoking.
Brogue para trabalho
Se a sua profissão e o local onde trabalha permite escolher um calçado masculino brogue como item do seu vestuário, ótimo, aproveite a oportunidade e aposte em um modelo brogue mais casual, como os produzidos com couro e detalhes mais rústicos, que são aliados do belo visual e também despojado.
Gostou dessas combinações e já imagina como ficará elegante com um calçado masculino brogue Élie em seus pés? As características encantadoras do clássico brogue ficam ainda mais evidentes e encantadoras quando aliadas aos pilares de trabalho Élie, que envolve, em todo instante, a crença de que a elegância masculina sempre começa pelos pés e, por esse motivo, acredita que o calçado segue como o acessório mais importante para todo e qualquer homem.