Seja para comemorar uma boa notícia, relaxar após um dia cansativo, colocar o papo em dia com os amigos, confraternizar ao lado dos familiares queridos ou para apreciar o gosto, uma boa cervejinha sempre combina e quase todo mundo gosta.

Mas, enquanto muitos homens batem no peito ao defender sua marca de cerveja preferida, ainda é raro os que acertam o dia da comemoração do principal ingrediente responsável pelo sabor dessa refrescante e relaxante bebida: o trigo.

De qual lado você está: entre os que já sabiam que o dia 10 de novembro foi o escolhido para celebrar o segundo tipo de cereal mais produzido no mundo, ou dos que só ficaram sabendo agora com o nosso texto?

Bom, brincadeiras à parte, ainda que decorar datas não seja sua característica mais acentuada, vale lembrar que algumas informações podem proporcionar experiências singulares quando o assunto é uma boa opção para o paladar, concorda?

E essa experiência pode ser ainda mais surpreende quando o produto em questão é a cerveja artesanal que, a princípio, foi desenvolvida para as mulheres, mas ganhou o palco do mercado brasileiro e conquistou ambos os sexos.

Por isso, em homenagem ao querido e amado trigo, que além das saborosas cervejas artesanais, faz parte da produção de pães, massas, bolos e muitos outros alimentos, pesquisamos as mais conceituadas cervejarias artesanais do Brasil e listamos cada uma delas para que, claro, sejam incluídas na sua lista de destino nas próximas férias ou dia de folga. Confira:

Cervejaria Suricato

Reconhecida pelo sabor e criatividade, essa cervejaria agrada o público durante o ano todo.

Localizada na cidade de Porto Alegre, a cervejaria Suricato produz aproximadamente 10 mil litros de bebida por mês e garantiu, inclusive, um lugar entre as primeiras colocadas na sétima edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, que aconteceu no início desse ano.

Cervejaria Cathedral

Moderna e bem frequentada, a cervejaria Cathedral é o ponto de encontro principal dos amantes da cerveja artesanal.

Considerada um ponto de encontro na cidade de Maringá e campeã no ano de 2018, a cervejaria Cathedral também foi premiada nesse mesmo concurso, mas na categoria de empresas de médio porte, ou seja, aquelas que contabilizam entre 10 e 100 mil litros de cerveja mensalmente.

Cervejaria Backer

O local foi desenvolvido para oferecer a melhor experiencia ao cliente e o cenário é propício para isso desde a entrada.

Comprovando que os mineiros também entendem de cerveja, a cervejaria Backer fica na capital de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e liderou a competição entre as empresas responsáveis pela fabricação a partir de 100 mil litros de cerveja.

E agora que você já anotou as três vencedores desse famoso concurso brasileiro, deve estar se perguntando quais as melhores nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, regiões onde o consumo de cerveja não para de crescer.

E como nós, do Mundo Élie, desejamos sempre facilitar ao máximo o seu dia a dia, é claro que já temos a resposta para esse questionamento. Descubra agora duas ótimas alternativas, uma paulista e outra carioca, mas ambas ideais para quem curte uma cerveja artesanal:

Câmara Fria

Ainda que em um lugar estratégico na cidade, esse point é assunto entre as rodas de conversas e escolha para comemorações.

Além desse nome criativo e do ambiente todo personalizado estilo speakeasy, o local queridinho dos paulistas, que fica no andar de cima do Bar Original, em Moema, é a melhor escolha para quem procura bebidas artesanais de qualidade.

Noi

Com mais de 10 marcas de cervejas artesanais e diversos pontos espalhados pelos bairros carioca, essa é, sem dúvidas, a mais conhecida cervejaria do estado.

Entre as diversas premiações exibidas nas paredes do conhecido ponto de encontro carioca chamado Noi, está o destaque de melhor cervejaria brasileira pela Copa de Cervejas de América, só esse já é um bom motivo para conhecer o local, não é? Mas, além dos reconhecimentos e vitórias em disputas, está a flexibilidade que a empresa oferece: seus produtos artesanais já somam 12 rótulos e são oferecidos em diversos bares em Niterói, Leblon e Búzios.

Viu só como a cerveja artesanal perfeita pode estar mais perto do que você imagina? E ah! Como se já não bastassem todos esses fatores que despertam a vontade de tomar uma cervejinha nesse exato momento, você sabia que existem inúmeros benefícios que o consumo de uma boa cerveja artesanal pode trazer para a sua saúde – perfeito isso de tomar aquela gelada e ainda contribuir para a saúde, não é?

O primeiro ponto positivo para as disputadas cervejas artesanais é que, ao contrário das marcas comerciais comuns, os produtos artificiais, quando aparecem na formulação, é em pequenas quantidades. Então, livre de corantes, antioxidantes e conservantes, essa opção de cerveja representa o que há de mais saudável e adequado ao organismo humano.

Logo em seguida, se quiser, pode até abrir uma garrafa para comemorar a porção de nutrientes que as artesanais possuem. Afinal, consumir cálcio, fósforo, ácido fólico, proteínas e fibras de cereais, é uma recomendação dos principais médicos e, a boa notícia é que, tudo isso é ingerido com os nutrientes que compõem as cervejas artesanais.

E se fugir de uma das doenças que mais mata em todo o mundo é um dos seus objetivos de vida, saiba que o composto químico presente no lúpulo é um forte aliado na prevenção e combate ao câncer e, além de disso, evite os incômodos resfriados – olha que maravilha!

A lista de benefícios do consumo consciente de uma saborosa cerveja artesanal é imensa e item por item comprova que o paladar não é o único beneficiado ao abrir uma nova garrafa dessa bebida originada no Oriente Médio e, hoje, popular nos quatro cantos do mundo.

No entanto, é preciso salientar que até mesmo o copo escolhido para consumir a cerveja pode interferir na degustação, sendo assim, sempre que possível, opte pelas taças que facilitam a preservação do colarinho, como as tulipas e as calderetas.

E para que o momento de apreciar o líquido que há no interior de uma garrafa marrom (cor indicada para impedir o contato dos raios ultravioletas e garantir o melhor do sabor e aroma) seja realmente inesquecível, não esqueça de escolher um look confortável e adequado para a ocasião, afinal, o prazer de beber uma boa cerveja artesanal não pode ser ofuscado por uma insistente dor nos pés ou coluna.