O Dia Internacional da Cerveja é comemorado sempre na primeira sexta-feira de agosto, uma data para celebrar não apenas a existência e popularidade da bebida alcoólica mais consumida do mundo, mas também, todo o contexto histórico, cultural e econômico que ela carrega.

Para contemplar todos os seus estilos e sabores, no post de hoje, nós, do Blog da Élie, apresentamos parte da história e algumas curiosidades sobre essa companheira de brindes, momentos de lazer e relaxamento.
Siga com a leitura e confira!

A origem da cerveja
Não se sabe ao certo quando a cerveja foi originada, já que essa é uma das receitas mais antigas do mundo. De acordo com alguns relatos, o primeiro gole da bebida foi dado no Egito, em meados de 5.000 a.C.
A nossa querida “breja” tem mais de 7.000 anos e surgiu por acaso, graças a um erro cometido durante uma receita de pão. O resultado agradou tanto, que a “falha” foi rapidamente replicada, passando a ser utilizada em celebrações, rituais, oferendas e até mesmo, situações cotidianas.

Como a cerveja se transformou na bebida alcóolica mais consumida do mundo?

O consumo da cerveja foi popularizado na Europa, durante a Idade Média. Na época, as comunidades feudais fizeram da bebida uma aliada do cotidiano.
Com o avanço das rotas comerciais e viagens exploratórias, a cerveja foi disseminada para outras regiões do mundo, levando consigo os costumes europeus e impulsionando seu consumo global. 

Além disso, a modernização dos processos de fabricação, provocada pela Revolução Industrial permitiu a produção em massa, tornando-a ainda mais acessível e presente em várias culturas.

Curiosidades sobre a Cerveja

  1. A cervejaria mais antiga do mundo
    A Weihenstephan, cervejaria Alemã, fundada em 1040, é considerada a mais antiga do mundo e continua em funcionamento até os dias de hoje.
  2. Cerveja é ciência!
    Zitologia é o nome da ciência que se dedica ao estudo das cervejas e pesquisa detalhes como produção, harmonização, ingredientes, sabores e aromas.
  3. O país mais cervejeiro do mundo

De acordo com um estudo realizado pelo Barth Haas Group, a República Tcheca é o país que mais consome cerveja no mundo.
Por lá, a média de consumo anual é de 143 litros por habitante.

  1. A importância da espuma
    Além da estética, a espuma também otimiza a degustação da bebida, preservando a temperatura e evitando que o líquido entre em contato com o ar.
  2. Cerveja como moeda
    Na terra dos faraós do Egito, os trabalhadores que construíam as pirâmides eram pagos com 5 litros de cerveja por dia.

Os principais tipos de cerveja

Pilsen
As cervejas tipo Pilsen são levemente amargas e mais descontraídas. Costumam ter coloração mais clara e apresentar sabores marcantes do malte e do lúpulo.

Lager:
As cervejas lager são as mais consumidas no Brasil. Fáceis de harmonizar, destacam-se por sua baixa fermentação e coloração dourada.

Pale-Ale
São conhecidas como opções de alta fermentação, por isso, são mais encorpadas, costumam apresentar maior teor alcóolico e aromas com notas de frutas e condimentos.

Bock
Cervejas bock são escuras, adocicadas e mais consumidas no inverno, por conta do malte marcante e notas peculiares como caramelo, nozes e café.


Weissbier
São cervejas alemãs, feitas de trigo, malte e cevada. Apresentam colarinho branco e espuma consistente.

E você, caro leitor, está pronto para começar o final de semana comemorando o Dia Internacional da Cerveja? 


Embora nunca faltem bons motivos para consumir a bebida, nada mais justo do que uma data especialmente dedicada à celebração dessa companheira tão presente nos nossos melhores momentos, não é mesmo? Então, saúde!

Continue de olho no Blog da Élie e acompanhe todas dicas de lifestyle, tendências e inspirações da moda masculina!

Um grande abraço e até o próximo post!