Se vivo, Elvis Presley completaria hoje (08/01) seus 87 anos. Embora não esteja mais presente em sua forma física, o astro permanece em nossas memórias e corações, por conta do seu talento inestimável, seu visual inconfundível e é claro, suas excentricidades.
Tido como um nome inesquecível para o mundo da música, o cantor ganhou, recentemente, sua cinebiografia: “Elvis”, dirigida por Baz Luhrmann e com Austin Butler vivendo o Rei do Rock.
No post de hoje, nós, do Blog da Élie, iremos celebrar a vida deste ícone mundial e apresentar algumas curiosidades pouco conhecidas sobre ele.
‘Elvis, the pelvis’
O rebolado de Elvis, que escandalizava famílias conservadoras, lhe rendeu um apelido tanto quanto inusitado. Durante a sua primeira apresentação na TV, no programa The Ed Sullivan Show, Elvis não foi filmado da cintura para baixo para não assustar os telespectadores com a sua dança sensual e ainda ficou conhecido nos bastidores como Elvis, the pelvis (Elvis, a pélvis, em português).
Recordes
Os seus 24 anos de vida artística lhe renderam recordes gigantescos.
Ao todo, Elvis gravou 700 músicas, e, dessas, 149 figuram entre os 100 melhores títulos dos Estados Unidos. De acordo com estimativas, vendeu, pelo menos, 1,5 bilhão de discos. O mais impressionante é que, mesmo 45 anos depois de sua morte, ele ainda arrasta multidões. Todos os anos, milhares de fãs se reúnem para fazer vigílias em sua homenagem no dia 16 de agosto, data do seu falecimento
Figurino
Para muitos, os trajes escolhidos pelo Rei do Rock tinham gostos duvidosos.
Em sua fase final, seu outfit era marcado pelo uso de macacões brancos. O que pouca gente sabe é que o próprio Elvis era o criador das peças, inspiradas em kimonos de Karatê, esporte em que o cantor era faixa preta.
Mais do que uma casa, um Patrimônio Histórico Cultural
Em 1957, aos 22 anos, Elvis comprou a chamada Graceland por US$ 102.500, para morar com seus pais e sua avó. O Rei do Rock morou na residência até o dia de sua morte e, em 1991 a mansão foi reconhecida como patrimônio histórico dos EUA. Desde então, o local recebe mais de 500.000 visitantes por ano.
Campanha de poliomielite
Elvis foi grandioso e desempenhou nobre papel ao promover a campanha nacional de vacinação durante o surto de poliomielite, em 1940.
Em outubro de 1956, foi vacinado contra a doença durante o “The Ed Sullivan Show” – transmitido ao vivo para milhões de pessoas. Com o ato, Elvis ajudou a convencer jovens e adolescentes sobre a importância da vacina para frear a contaminação pelo vírus mortal.
Prêmios
Ao longo de sua carreira musical, Elvis Presley teve 18 singles número 1, incluindo Suspicious Minds, Don’t Be Cruel e Good Luck Charm.
Também recebeu 150 prêmios de ouro, platina e multi-platina por seus álbuns e singles, e três Grammy por suas gravações gospel. Realizou mais de 1.100 apresentações em concertos e estrelou 31 filmes.
Morte e legado
Elvis morreu de insuficiência cardíaca em 16 de agosto de 1677, aos 42 anos.
As investigações constataram que a causa da morte se deu pelo excesso de medicamentos prescritos. Seu corpo foi enterrado na propriedade de Graceland, onde também estão os túmulos de sua mãe, pai e avó.
E você, também se surpreendeu com as curiosidades listadas? Qual a sua música favorita do eterno Rei do Rock? Conte para a gente nos comentários e continue de olho no Blog da Élie, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!