A nossa marca foi fundada e estruturada em Franca, cidade interiorana que concentra o maior polo calçadista do Brasil.
Localizado no Estado de São Paulo, o nosso município é mundialmente conhecido por fabricar os melhores calçados masculinos do país.
Nós temos orgulho em fazer parte dessa história e auxiliar no desenvolvimento do ecossistema calçadista. Mas, sobretudo, sabemos que nenhuma das nossas conquistas poderiam ser alcançadas sem a ajuda dos sapateiros: verdadeiros mestres em produções artesanais. Por isso, no dia de hoje, não poderíamos deixar de homenageá-los.
25 de Outubro – Dia do Sapateiro: a origem
O Dia do Sapateiro é uma homenagem a dois santos: São Crispim e São Crispiniano, considerados padroeiros da profissão.
De acordo com relatos, Crispim e Crispiniano eram irmãos cristãos que viveram em Soissons, na França, por volta do século III.
Durante o dia, ambos saíam pelas ruas pregando o cristianismo e à noite trabalhavam como sapateiros, para garantirem seu sustento.
Naquela época, os cristãos eram perseguidos pelo Império Romano e, por conta disso, os irmãos foram assassinados por ordem do Imperador.
A arte de fabricar calçados
Os sapatos surgiram à medida que os homens sentiram a necessidade de proteger seus pés do frio ou dos obstáculos presentes no solo. Desde então, os sapateiros atuam manuseando botas, calçados, chinelos e calçados em geral, seja fabricando-os ou reparando-os.
De início, a profissão era discriminada e considerada inferior a outras ocupações como curtidores e carniceiros. Com o passar do tempo, essa atividade se tornou mais popular, em conjunto com a procura de calçados sob medida.
Atualmente, por conta do crescimento da produção industrial, as fabricações personalizadas foram reduzidas, mas, ainda assim existe um público que prioriza marcas que trabalham com artesãos experientes e desenvolvem modelos únicos, capazes de agregar valor ao outfit e reconhecer o sábio trabalho de um sapateiro tradicional.
#VocêSabia? O primeiro sapato do mundo
De acordo com historiadores, o primeiro calçado do mundo foi registrado no Egito, por volta de 2000 a 3000 a.C. Trata-se de uma sandália composta por duas partes: uma base formada por tranças de cordas de raízes como cânhamo ou aipim e uma alça presa aos lados, passando sobre o peito do pé.
#VocêSabia? Os primeiros “tênis” que pisaram na lua?
Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua, mas diferente dele, seus calçados não voltaram para a Terra. As botas que ele usava quando dava os primeiros passos na lua provavelmente estão flutuando no espaço até hoje, pois foram descartadas por medo de contaminação.
#VocêSabia: O sapato mais caro do mundoDe acordo com o Guinness Book, o sapato mais caro do mundo foi usado pela personagem Dorothy Gale em O Mágico de Oz.
Os pares de rubi icônicos da personagem foram vendidos em um leilão por quase R$ 2 milhões, no ano de 2000.
#VocêSabia? 120 km por vida
Durante o percurso de vida, uma pessoa caminha, em média, 120 mil km, o equivalente a três voltas ao redor da Terra. Por isso, contar com calçados confortáveis e resistentes como os fabricados artesanalmente pela Élie é essencial para garantir uma caminhada mais leve e próspera.
Feliz Dia do Sapateiro!
A família Élie agradece e parabeniza todos os profissionais que, com esforço e dedicação, nos ajudam a construir nosso caminho, cumprir a nossa missão e conduzir os passos dos homens mais exigentes com conforto, performance e qualidade.