Conhecida como a estação das flores e admirada por milhares de pessoas ao redor do mundo, hoje (para a alegria dos apaixonados por ela), o calendário brasileiro marcou o início da Primavera e chegou a hora de dizer adeus aos dias cinzentos e frios do inverno.
E a boa notícia para quem, anualmente, conta os dias para a entrada dessa temporada que reúne infinitas flores e cores é que, até o próximo Solstício de Verão, ou então, o término da Primavera, o cenário será recheado de refrescantes chuvas e encantadores desabrochar de flores e frutos. Parece até cena de filme romântico, não é?
No entanto, ao contrário de toda produção e ensaio que envolve os enredos audiovisuais, o intercalar das estações acontece de modo natural. O responsável pelos encantos da natureza durante a nova estação é chamado de Equinócio da Primavera e, nada mais é que, quando o Sol atinge intensamente as regiões localizadas perto da linha do Equador e então, o dia passa a ter a mesma duração tanto no hemisfério Norte quanto no Sul.
Mas entre todo o colorido e perfume das flores características dessa estação e a sensação dos dias serem mais longos e as chuvas mais frequentes, talvez exista informações que você ainda não saiba.
E já que o fim da Primavera está agendado só para o dia 22 de dezembro, até lá, temos certeza que muito assunto sobre a estação vai rolar nas rodas de conversas por aí. Portanto, para garantir que você não fique sem ter o que falar, selecionamos as cinco principais curiosidades sobre a estação das flores e listamos agora:
- Com origem no latim, quando traduzida, a palavra Primavera significa “primo vere”, ou então, “princípio da boa estação”. Ainda com base nessa explicação, antes do século 17, quando as quatro estações do ano ainda não eram conhecidas, dividia-se o ano em duas metades: a veris que representava os meses de bom tempo e a hiems, consequentemente ilustrada pelos meses de mau tempo.
- Assim como é relatado nos livros, filmes e desenhos infantis, alguns pássaros realmente procuram regiões mais quentes para viverem durante os dias frios do inverno. Porém, quando chega o início da Primavera e o local aonde estavam temporariamente volta a esfriar, eles entendem que é o momento de retornar para a casa e traçam voos regressos.
- Entre as flores mais comuns (e encantadoras) dessa estação, girassol, orquídea, rose e margaridinha são as que ocupam as primeiras posições. Após as mais procuradas, dama da noite, lágrima de cristo, narciso, hibisco, violeta e jasmim também ganham espaço.
- Outra curiosidade em relação ao universo de flores que a Primavera traz é que, além de embelezarem todo o local onde nascem, no geral, segundo estudos, as flores são diretamente responsáveis pela reprodução de aproximadamente 250 mil espécies de plantas floríferas.
- Há alguns anos, especialistas observaram que durante a Primavera, no hemisfério norte, acontece o que nomearam de “sol da meia noite”, fenômeno responsável por deixar o sol visível tanto no decorrer das horas do dia quanto da noite. Já no hemisfério sul, ainda de acordo com essas anotações, não é possível ver o sol durante as horas citadas acima, por isso, o acontecimento levou o nome de “noite polar”.
E aí, alguma dessas curiosidades foi nova para você? Já escolheu com qual iniciar o próximo assunto com aquela pessoa especial ou para “quebrar o gelo” no almoço de família do domingo?
Mas não se esqueça que, assim como todo bom conteúdo deve ser compartilhado, a alegria e os sorrisos que essa estação reserva também! Por isso, faça como os animais hibernantes, como os morcegos e os esquilos, e acorde junto ao início da Primavera! Dizem que para esses seres, a estação das flores funciona como a função despertador de um relógio. E é isso que nós, do Mundo Élie, desejamos para você nessa estação tão queridinha: choose your color, ou seja, escolha sua cor!